Palestra: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO DE RISCOS GEOLÓGICOS: A ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL COMO FERRAMENTA DE POLÍTICA PÚBLICA.
Descrição: O problema das áreas de risco e dos desastres geológicos naturais e antropogênicos é uma questão eminentemente do âmbito da política pública, e apresenta particularidades que devem ser levadas em conta para a compreensão do papel, da responsabilidade e das possibilidades da atuação do poder público em seu equacionamento. Nesta palestra é proposta a discussão de uma abordagem multidimensional para a gestão de riscos, apontando-se como as diversas perspectivas de análise aportam conhecimento e influenciam as possibilidades de desenvolvimento de uma política eficiente e eficaz.
Alex Peloggia (palestrante)
Geólogo, Doutor em ciências, Especialista em Política e Relações Internacionais, Psicanalista.
Programa:Discutir a necessidade de uma visão multidisciplinar e omnilateral na formulação e implementação de políticas públicas relacionadas à prevenção da ocorrência de desastres e gestão de áreas de risco.
Cronograma: 8 de abril de 2021
Introdução: o problema dos riscos e desastres geológicos e da prevenção.
A fundamentação legal: uma revisão
A análise multidimensional
- a perspectiva geológica
- a perspectiva geotécnica
- a perspectiva administrativa
- a perspectiva socioeconômica
- a perspectiva legal
- a perspectiva política
- a perspectiva ambiental
- a perspectiva geohistórica
- a perspectiva subjetiva
- a perspectiva eductiva
Público-alvo: Gestores públicos, profissionais da área, professores, estudantes e interessados em geral
Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
Período de realização: 08/04/2021 a 08/04/2021
Horário: 14h00 as 15h30
Total de vagas: 100
Período de inscrição: 09/03/2021 a 06/04/2021
Informações para Inscrição:Evento virtual. Necessário acesso à Internet. Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento.