Ciclo de Conferências: CICLO ILP+FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO: NOVOS MATERIAIS PARA A SAÚDE
- Descrição:
Assista ao evento transmitido pelo link:
https://youtube.com/live/umB_01Fox4g
O desenvolvimento em laboratório de órgãos humanos, de tecidos para reconstrução de partes do corpo e de materiais cirúrgicos a partir de técnicas de bioengenharia e de bioimpressão são atividades de fronteira na ciência médica. Pesquisadores de São Paulo têm investido esforços na criação de novos materiais, que ajudam na recuperação de doentes graves e contribuem para expandir o conhecimento científico e tecnológico nessas áreas.Palestrantes:
Kayque Alves Telles Silva - Pesquisador do Instituto de Biociências (USP) e CEPID CEGH-CEL
Tiago Lazzaretti Fernandes - Professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP)
Ana Millás - Pesquisadora e empreendedora em medicina regenerativa e engenharia de tecidos
Paula Kempe - Pesquisadora do Instituto de Biologia (UNICAMP)
- Programa:
O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e interessados nos temas abordados.
- Cronograma:
27 de Junho de 2022, segunda-feira, das 14h30 às 16h
Abertura- Representante do ILP
- Parlamentar convidado
- Representante da FAPESP
Exibição de vídeo institucional da FAPESP
Orientações do moderador
Primeira Palestra: “Reconstrução e produção de fígado em laboratório” – Kayque Alves Telles Silva
Segunda Palestra: “Uso de células-tronco para a produção de membranas para tratamento de lesões no joelho” – Tiago Lazzaretti Fernandes
Terceira Palestra: “Dos equipamentos de biofabricação à reconstrução de tecidos biomiméticos: 3DBS case” – Ana Millás
Quarta Palestra: “Reparo cirúrgico com selante de fibrina e seus efeitos em lesão medular” – Paula Kempe
Sessão de perguntas e respostas
Intervenções finais e encerramento
- Público-alvo: Público em geral, legisladores, assessores parlamentares, pesquisadores, estudantes e gestores públicos.
- Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
- Período de realização: 27/06/2022 a 27/06/2022
- Horário: 14h30 as 17h00
- Total de vagas: 1000
- Período de inscrição: 13/06/2022 a 26/06/2022
- Informações para Inscrição:
Evento virtual ao vivo (telepresencial). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelos canais do YouTube da Rede Alesp, do ILP e das escolas legislativas integrantes do SISPELegis. Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação preenchido durante o evento.
- Data de divulgação dos selecionados: 26/06/2022
- Colaboradores:
- Parceiros:
- ESCOLA DO PARLAMENTO E CIDADANIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
- CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
- Anexos: