Compartilhar:

Ciclo de Conferências:   CICLO ILP+FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO INOVAÇÕES PARA A MOBILIDADE URBANA


  • Descrição:

    A mobilidade é um dos fatores mais importantes na vida das metrópoles e das grandes cidades e envolve aspectos sociais, ambientais e culturais, entre outros. A ciência e a tecnologia têm produzido cada vez mais inovações para apoiar a gestão pública nesse setor. Estudos e soluções ajudam a entender a dinâmica das cidades e a organizar o trânsito de pessoas e veículos, diminuindo tempos de deslocamentos, otimizando rotas e possibilitando escolhas de diferentes modais. 


     


    Perguntas aos palestrantes devem ser encaminhadas durante o evento para o e-mail cicloilp@fapesp.br



    Palestrantes:


    ORLANDO STRAMBI - Professor titular sênior (aposentado) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua em análise e modelagem da demanda por transportes, estudos de mobilidade, levantamento de informações para o planejamento de transportes e transporte público.


    FABIO KON - Professor titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e coordenador do INCT Internet do Futuro para Cidades Inteligentes. O pesquisador conduz estudos nas áreas de sistemas de software, ciência de dados e cidades inteligentes.


    RODOLFO IPOLITO MENEGUETTE - Professor doutor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo – Campus São Carlos. É coordenador de projeto de pesquisa voltado para sistema de transporte inteligente.


    MARCELA NORONHA PINTO DE OLIVEIRA E SOUSA - Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas, com pesquisa sobre modelagem paramétrica de cenários para a mobilidade urbana. É pós-doutoranda na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo..

  • Programa:

    O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e interessados nos temas abordados.

  • Cronograma:

    29 de Agosto de 2022, segunda-feira, das 15h às 17h15

     

    Abertura

    - Representante do ILP

    - Parlamentar convidado

    - Representante da FAPESP

     

    Exibição de vídeo institucional da FAPESP

    1ª Palestra: “Transporte para cidades sustentáveis: a batalha pelo espaço e contra os preconceitos” – Orlando Strambi

    2ª Palestra: “Elaboração de políticas públicas baseadas em evidências científicas: o caso da ciclomobilidade” – Fabio Kon

    3ª Palestra: “Sistema de transporte inteligente para disseminação de interdições e monitoramento de tráfego” – Rodolfo Ipolito Meneguette

    4ª Palestra: “Metodologia computacional para formulação, geração e avaliação de intervenções de retrofit de ruas urbanas” - Marcela Noronha Pinto de Oliveira e Sousa

    Sessão de perguntas e respostas

  • Público-alvo: Público em geral, legisladores, assessores parlamentares, pesquisadores, professores e estudantes, gestores públicos.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 29/08/2022 a 29/08/2022
  • Horário: 15h00 às 17h15
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 03/08/2022 a 25/08/2022
  • Informações para Inscrição:

    Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet. Transmissão pela Rede ALESP e pelo canal do ILP no YouTube. Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (não serão fornecidos certificados posteriormente).

    Veja em ANEXOS as sugestões de leitura

  • Data de divulgação dos selecionados: 26/08/2022
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • ESCOLA DO PARLAMENTO E CIDADANIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ
  • Anexos: