Curso: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MANDATO: A INFORMAÇÃO COMO INPUT PARA A TOMADA DE DECISÃO (PESQUISA) - COMUNICAÇÃO POLÍTICA - AS CHAVES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MANDATO DE RESULTADO
- Descrição:
Assista ao evento transmitido pelo link:
Aula 01: https://youtube.com/live/kMuA7n_4VmU
Aula 02: https://youtube.com/live/_yLyHM59NSs
Aula 03: https://youtube.com/live/IbboHhYUfV4
É essencial a busca de informação para a tomada de decisão estratégica de mandato. Para isso, existem diversas formas de se alcançar informações confiáveis, através da realização de pesquisas qualitativas, que ajudam a orientar, por exemplo, a definição de estratégias políticas na formação de alianças, escolhas de temas, confronto de adversários, como também a pesquisa quantitativa, que é um importante instrumento para fazer um raio X do que se passa no presente, analisando as tendências, aprovação de governos, áreas da gestão e perfis e escolhas da sociedade. A comunicação ocupa um papel central na estratégia de um mandato de resultado, pois é através dela que a sociedade tomará contato com as realizações feitas pelo mandatário. Além disso, é um importante instrumento para capturar os anseios e prioridades do cliente cidadão. Afinal, com a digitalização da comunicação, hoje, as pessoas querem ser "ouvidas" através dos mais diversos pontos de contato. A construção e implementação de um planejamento estratégico parlamentar é o alicerce fundamental para que o politico exerça a sua liderança e conclua o mandato com a entrega de resultados e a marca da eficiência inclusive para sua reeleição. É a construção da Reputação de um mandato inteligente e eficiente. Este curso aborda como construir o Planejamento estratégico do Mandato Parlamentar com vistas a ter eficiência no mandato com ganho de reputação.Palestrantes:
RENATO DORGAN FILHO - Cientista Político, especialista em Pesquisas Qualitativas e Quantitativas. É Proprietário do Instituto Travessia, fundado em 2013, que atende partidos políticos, mandatários e candidatos em todo o Brasil.
GILMAR ARRUDA DE SOUZA - Estrategista de Marketing Político e Eleitoral. Publicitário graduado pelo Mackenzie, com pós-graduação em Planejamento Digital pela Faculdade Impacta de Tecnologia e em Publicidade e Mercado pela ECA-USP. Tem curso de extensão em Marketing Político e Propaganda Eleitoral, também pela ECA-USP.
MICHELE PILLON - Expert em Política e em Desenvolvimento Humano. Advogada da União desde 2009, pós-graduada em Direito Público e Políticas Públicas e Marketing Político Governamental e Eleitoral. Pesquisadora e Professora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. - Programa:
Apresentar as principais ferramentas e técnicas utilizadas no processo da comunicação política, para que mandatários possam construir, posicionar e projetar a sua imagem no cenário político, através de ações de comunicação que impactem positivamente na sua imagem e reputação, e que possam reforçar a sua atuação política nos diversos stakeholders (públicos estratégicos).Capacitar assessores e mandatários para os desafios da comunicação multiplataforma. Apresentar uma visão ampla das etapas de como usar a pesquisa e as fontes de informação para guiar a construção de um planejamento estratégico de mandato. Apresentar os tipos de pesquisas e as suas aplicações práticas, além de dar um panorama de fontes de dados secundários que ajudam na tomada das decisões estratégicas. Apresentar o que é um planejamento estratégico de mandato com os resultados para população e a concretização da Marca do líder político. Apresentar os eixos (etapas) do planejamento estratégico de um Mandato Parlamentar, com foco na eficiência do gabinete.
- Cronograma:
1º, 2 e 3 de março de 2023, quarta-feira a sexta-feira, 15h às 16h30.
Programa:
Aula 1. A informação como input para a tomada de decisão, com Renato Dorgan.
Pesquisas Qualitativas, o que são? Como fazer? Roteiro. Diagnóstico. Uso. Grupos focais.
Pesquisas quantitativas, trackings, espontanea X estimulada, ação governamental, eleitoral, tendências.
Estratégia de ação partindo de Pesquisas.
Dilemas, quali antes de quanti ou quanti antes de quali, leitura de quantis, filtros de classe, tendências eleitorais e políticas de segmentos.
Fontes de dados secundários para a gestão de mandato.
Aula 2. Comunicação, com Gilmar Arruda.
O que são e para que servem os fatos comunicáveis.
Segmentação de público alvo.
Fragilidades e potencialidades – Análise SWOT do mandatário.
Posicionamento e Construção da Imagem e da Marca (Personal Branding).
Matriz Editorial como guia da comunicação.
Como explorar todas as potencialidades das redes sociais?
A formação do Discurso Político e a importância do Storytelling.
Imprensa formal versus redes sociais: onde você deve focar?
A importância do Inbound Marketing na construção da autoridade temática.
O impacto na comunicação política diante da Pós Verdade, as Fake News e a Guerra de Narrativas.
Montagem ideal do time gestor de comunicação.
Aula 3. Eficiência do Gabinete, com Michele Pillon.
Planejamento estratégico do Mandato: conceitos e etapas.
Formação da Liderança Política e construção da equipe.
Gestão do Gabinete e do Mandato: Agenda Política Estratégica.
Atividade Legislativa e Fiscalizatória do Mandato.
Orçamento Público e construção de Projetos e Parcerias políticas no âmbito do Mandato. Como utilizar as emendas orçamentárias para construção de políticas públicas.
Construção da Reputação e a marca da eficiência e resultado do mandato parlamentar.
- Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
- Período de realização: 01/03/2023 a 03/03/2023
- Horário: 15h00 as 16h30
- Forma de Realização: Virtual
- Total de vagas: 1000
- Período de inscrição: 31/01/2023 a 28/02/2023
- Informações para Inscrição:
Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet. Transmissão pelo canal do ILP no YouTube. Certificação mediante o preenchimento de formulário de avaliação nas três aulas (não serão fornecidos certificados posteriormente).
- Data de divulgação dos selecionados: 28/02/2023
- Locais de Realização:
- ON-LINE
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- Colaboradores:
- Parceiros:
- SISTEMA PAULISTA DE ESCOLAS DO LEGISLATIVO ( SISPELegis )