Delegacias especializadas para crianças e adolecentes


17/06/2009 10:29

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) enviou Requerimento de Indicação ao governador José Serra para que o Estado crie delegacias de polícia especializadas no atendimento a crianças e adolescentes, a exemplo dos demais estados brasileiros e do Distrito Federal, onde elas já funcionam.

"Especialistas no assunto apontam que, quando a criança ou adolescente é vítima de violência, o ideal é um atendimento conduzido por equipe multidisciplinar, formada por policiais, agentes qualificados, psicólogos e assistentes sociais", justificou o parlamentar, que há anos defende a medida.

Em delegacias comuns, relatou o deputado, essas crianças são submetidas a uma fila de espera, momentos que podem ser considerados como mais uma violência. "A abordagem inadequada pode até causar seqüelas irreversíveis", diz ele. Donisete Braga explicou que hoje existem 49 delegacias especializadas em 25 Estados e no Distrito Federal, a grande maioria funcionando nas capitais. "Apenas São Paulo não está entre elas", enfatizou.

COMBATE EFETIVO

O parlamentar é autor de projeto que cria a Comissão Permanente em Defesa da Criança e do Adolescente. Para ele, o efetivo combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes é uma preocupação que deve permear as ações e políticas da administração pública.

O parlamentar destacou que só na região do Grande ABC, onde reside, as ligações ao "disque denúncia 100", sobre violência e maus tratos contra crianças e adolescentes, cresceram 71%. Foram 342 atendimentos em 2007, contra 585 em 2008.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp