Opinião - 12 de maio, Dia do Islamismo


11/05/2010 18:00

Compartilhar:


O objetivo do Dia do Islamismo é prestar a devida homenagem à comunidade islâmica, muito presente e atuante em nosso país e, também, à religião que, apesar de sua imensa contribuição para o progresso científico, cultural e espiritual da humanidade, permanece ainda como uma grande desconhecida para grande parcela do povo brasileiro.

Fundada pelo profeta Muhammad no início do século VII, a religião islâmica é hoje a segunda maior do mundo em números de adeptos, ficando atrás apenas do cristianismo. Sua história é extremamente bela e rica e está integrada à história do Brasil desde o seu descobrimento. "Muitos não sabem, mas o Islã respeita e reconhece como verdadeiras as religiões judaica e cristã. Jesus, Maria, Moisés, Abraão, Isaque, Ismael, Jacó, Zakaria, João Batista e todos os outros profetas de Deus, que fizeram a história do cristianismo e do judaísmo, são citados no Corão, aliás, o Corão inteiro é de uma beleza intensa e luminosa. Sua leitura é uma experiência extremamente saudável e enriquecedora.

A doutrina está contida no Corão, livro sagrado revelado por Deus ao profeta Muhammad, através do anjo Gabriel, que serve como guia e orientação a toda humanidade, com mensagens de paz e amor, além de colaborar e aprimorar tudo aquilo que fora revelado antes nos Evangelhos e na Tora.

O advento do islamismo produziu um impressionante salto em todos os campos do conhecimento humano, e dele surgiu uma civilização extremamente culta e tolerante. A ciência e o conhecimento sempre tiveram lugar de destaque em seu seio, e o próprio profeta sempre incentivou a busca pela ciência e o conhecimento em todos os campos. Disse ele: "Busque a ciência do berço ao túmulo".

E essa busca nunca tem fim, pois cada nova descoberta sobre algo leva a outra e a outra e assim por diante até o infinito. Sob o Islã o conhecimento humano avançou tanto e tão rápido como jamais havia acontecido na história. Em cada lugar em que chegava essa linda mensagem vinha acompanhada de muita iluminação e progresso. Não eram simples conquistas para subjugar povos e tomar seus bens, longe disso, era para trazer uma nova mensagem e um novo conceito de vida, de política, da relação entre os homens e o Criador, de comunidade, enfim uma nova visão de mundo. Jamais o Islã foi imposto a povo algum. Todos que o abraçaram, fizeram-no por vontade própria, por ter o privilégio de acesso a uma crença extremamente simples e bela, com uma linguagem de fácil acesso a todos os povos, livre de mistérios e mistificações e sem intermediários, em sua relação com o Criador. Esse foi o verdadeiro motivo da incrível expansão da religião islâmica no mundo.

Nestes tempos de "guerra ao terrorismo" está em curso uma campanha sombria de difamação e desinformação a respeito dessa grande e nobre religião. Muita propaganda negativa tem sido passada através dos meios de comunicação, e assim como os argumentos falsos usados para iniciar uma guerra contra um país islâmico, muito dessa propaganda é também falsa, e isso acaba criando uma impressão negativa em quem tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o Islã e seus fundamentos.

Para criticar algo é necessário conhecer e estudar a fundo sob o risco desta crítica ficar sem base e argumentos sólidos. E é exatamente isso que vem ocorrendo nos últimos tempos. Para amenizar essa situação e procurar esclarecer as pessoas um pouco mais a respeito disso, instituímos essa data para colaborar com a divulgação da história e da contribuição dos islâmicos para a humanidade. Filosofia, Literatura, História, Geografia, Matemática, Astronomia, Física, Química, Mecânica, Medicina, Ciências Naturais como Botânica, Estudo dos Metais, dos Fósseis, dos Animais, Artes de todos do tipos, Arquitetura esplêndida, Comércio, Indústria etc. Não há um só campo do conhecimento humano que os islâmicos não tenham estudado e aprimorado.



*Haifa Madi é deputada estadual pelo PDT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp