Assembléia Legislativa aprova instituição do "Dia dos Heróis MMDCA"


18/12/2003 15:38

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

A Assembléia Legislativa do Estado aprovou na segunda-feira, 15/12, o Projeto de Lei 435/2003, que institui o "Dia dos Heróis MMDCA", a ser comemorado anualmente no dia 23 de maio. De autoria do deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Mesa da Assembléia, o projeto foi inspirado em uma solicitação do médico, historiador e membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Helly Felisberto Carneiro, e do desembargador Emeric Lévay, coordenador do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e membro da Academia Paulista de História.

O objetivo do projeto, agora aprovado pela Assembléia Legislativa, foi o de incorporar o nome de Orlando Alvarenga à célebre sigla MMDC, resultante do sobrenome (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) de jovens mortos durante confronto com tropas getulistas, em maio de 1932. Os jovens Mário Martins de Almeida, Euclydes Bueno Miragaia e Antonio Américo de Camargo Andrade morreram no dia 23 de maio, dia do confronto, enquanto Dráuzio Marcondes de Souza, então um garoto de 14 anos, também ferido durante os incidentes do dia 23 veio a falecer quatro dias mais tarde, no dia 27. Orlando Alvarenga, embora ferido com gravidade na noite do mesmo dia 23 de maio, atingido por um tiro de fuzil na coluna lombar que esfacelou sua medula, sofreu por quase três meses, até falecer no dia 12 de agosto de 32. Sua morte aconteceu exatamente dois dias após o então governador Pedro de Toledo ter assinado um decreto oficializando a sigla MMDC como símbolo da Revolução Constitucionalista de 32, que representou a disposição de São Paulo de enfrentar a ditadura getulista.

O reconhecimento à figura de Orlando Alvarenga já ocorreu anteriormente, com a assinatura do Decreto 46.718, editado em 25 de abril de 2002, pelo governador Geraldo Alckmin, dispondo sobre "a oficialização do Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos". "O que buscamos agora com este projeto, que já recebeu aprovação por parte dos demais deputados, é eternizar o nome de Orlando Alvarenga nesta sigla de grande significado para todos os paulistas. É o resgate do nome que faltou na sigla da Revolução de 32, que agora deverá passar a ser MMDCA, tendo o dia 23 de maio como data de sua celebração", concluiu o deputado Crespo, autor do PL 435/2003.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp