Acervo Histórico possui imagem importante da história da imprensa paulista


22/02/2005 19:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/OLiMPIA. Jornalistas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Do Acervo Histórico

Com a apresentação do Projeto de Lei nº 20, de 1916 foi proposta pelo Legislativo Paulista a criação do Município de Olímpia, na Comarca de Barretos e que acabou transformado na Lei nº 1.571, de 7 de dezembro de 1917.

Alguns anos depois foi a vez de um distrito de paz de Olímpia solicitar a sua transformação em município: Cajobi. Através do Projeto de Lei nº 48, de 1925, foi criado o novo município. Na documentação anexada ao Projeto de Lei de 1925 para comprovar a exeqüibilidade da proposta estava um semanário de Olímpia, o "Cidade de Olympia", cujo número 454, de 19 de Agosto de 1923 estampava em sua primeira página a foto da redação do periódico. Esta importante imagem da história da imprensa paulista vinha com a seguinte legenda:

"Os laboriosos cooperadores da 'Cidade de Olympia". - Sentados, ao centro, os srs. Luiz e Gualtiero Mori, proprietários da 'Typographia America'; em pé, no segundo plano, da direita para a esquerda: João Guimarães de Barros, Angelino Cyrillo de Nazareth, André Ferreira Fraga, Sebastião dos Santos. O menino que está em pé no primeiro plano é o ativo entregador desta folha".

Este periódico integra um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

acervo@al.sp.gov.br

alesp