Tradicional Festa da Uva é evento típico de Vinhedo


08/09/2008 17:09

Compartilhar:

Em Vinhedo, Memorial Brasil-Itália <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Memoria Brasil Italia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Portal da cidade de Vinhedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/portal da cidade de vinhedo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada no sudoeste do Estado, a 76 quilômetros de distância da capital paulista, Vinhedo tem origem que remonta a 1620, durante o ciclo do ouro, com o surgimento de um pequeno povoado na estrada da Boiada (que até hoje corta a cidade). Era a chamada rota dos bandeirantes e tropeiros.

Em 1908, foi criado pela Lei 1.138 o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí. O distrito, antes pousada de bandeirantes e tropeiros, atraiu moradores pela proximidade com a cidade. A população, composta em grande parte por imigrantes europeus, transformou a agricultura " sobretudo pela grande quantidade de videiras " na base da economia local.

O distrito passa por significativo processo de crescimento. Nos anos 20, o distrito começa a ver a agricultura perder o posto de principal atividade econômica, com a construção da primeira indústria, a Fiação e Tecelagem Sant"Anna, inaugurada em 1925. Nas décadas seguintes, outras indústrias se instalariam na cidade.

Com o crescimento, aumenta entre a população o anseio pela emancipação do Distrito da Rocinha de Jundiaí. Um plebiscito foi marcado para 24 de outubro de 1948, sendo que homens e mulheres maiores de 18 anos, que viviam no distrito, no mínimo, há dois anos, estavam aptos a votar. Dos 1.666 eleitores votantes, 1.563 foram favoráveis à emancipação, oficializada em dezembro daquele ano.

Em 2 de abril de 1949, o médico Abrahão Aun foi escolhido prefeito da cidade que, para homenagear seu principal produto agrícola, a uva, recebeu o nome de Vinhedo.



Festa da Uva



Embora não seja mais um município agrícola, Vinhedo preocupa-se em preservar a cultura e as tradições da cidade, tendo como um de seus principais eventos a Festa da Uva. Antes mesmo da emancipação, a colheita dos frutos era celebrada pelos agricultores ao som de músicas tradicionais. Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu em 1948.

Localizada a 720 metros acima do nível do mar e com pouco mais de 57 mil habitantes (estimativa do IBGE para 2007), Vinhedo possui área de 82 quilômetros quadrados, com topografia de conformação suave. Fica a 76 quilômetros da capital paulista e faz parte da Região Metropolitana de Campinas.

O clima agradável, com média entre 28º e 19º, é um dos fatores que fizeram de Vinhedo um local de intensa atividade turística. A cidade abriga parques de águas e de diversões muito procurados. No entanto, o principal evento continua sendo a Festa da Uva.

A Festa da Uva realiza-se em fevereiro, no Parque Municipal Jayme Ferragut, localizado na estrada da Boiada. O evento é também uma forma de homenagear os imigrantes italianos, que cultivavam uvas para a comercialização e para a fabricação de vinhos. Atualmente, destaca-se em Vinhedo a produção de uva de mesa, sobretudo a do tipo niágara rosada.

A comunidade italiana é homenageada ainda no Memorial Brasil-Itália, complexo cultural inaugurado em 2007. Composto por seis edifícios em estilo arquitetônico romano, abriga uma coleção de fotografias sobre a história da cidade e da imigração. Também faz parte do conjunto um teatro de arena para 200 pessoas.

Por sua proximidade da capital, Vinhedo tornou-se, nos últimos anos, um pólo de formação de condomínios residenciais, que atendem a pessoas que buscam repouso nos finais de semana ou que trabalham em São Paulo mas escolhem residir em local mais tranqüilo.

O acesso é feito pela Rodovia Anhangüera, no Km 75, onde se segue por vicinal até o município.



Sites consultados: www.vinhedo.sp.gov.br (prefeitura) e www.festadauva.com.br

alesp