Secretário oficializa parceria do governo com o Pólo Têxtil


04/11/2005 19:44

Compartilhar:

Secretário oficializa parceria do governo com o Pólo Têxtil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MACRIS polo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"O governo é parceiro do pólo", disse o secretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Marco Antônio Castello Branco, ao definir o apoio do governo do Estado ao Arranjo Produtivo Local (APL), constituído dentro do Pólo Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecção de Americana, Santa Bárbara d"Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

Castello Branco pediu à comissão do pólo que indique três ou quatro projetos prioritários para que a Secretaria de Ciência e Tecnologia possa começar a atuar efetivamente no APL. "Como o APL se desdobra em vários projetos vamos começar com três ou quatro, assim damos objetividade e ganhamos tempo".

Um dos projetos apontados pela comissão e que merece atenção especial é o de inovação tecnologia. Segundo Nilza Tavoloni, secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana, as indústrias têxteis modernizaram completamente o parque fabril durante a crise do setor, nos anos 90, mas falta ainda muito o que avançar, principalmente, as indústrias de confecção. "A inovação tecnológica é o diferencial competitivo", arrematou Castello Branco.

A integração da cadeia produtiva o objetivo é aumentar a produtividade em 15% e reduzir os custos diretos, em 1% e indiretos, 10%.

Para tratar de linhas de créditos, principalmente às pequenas e micro empresas do pólo, o deputado estadual Vanderlei Macris informou que vai agendar um encontro com representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "A dificuldade para obtenção de linhas de crédito sempre foi um problema para as empresas do setor têxtil da região, acredito que a reunião com o BNDES possa ser útil para o avanço do APL", .

vmacris@al.sp.gov.br

alesp