Debate em Itaquaquecetuba aborda os desafios da cidade


05/11/2009 17:04

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), no dia 1º/11 em Itaquaquecetuba, cidade do Alto Tietê com cerca de 350 mil habitantes, para conversar com lideranças locais sobre a situação nacional e os desafios do município, um dos mais carentes do Estado. Organizado pelo ex-vereador e liderança da igreja Católica, Francisco Cosmo, o encontro reuniu 50 lideranças populares na comunidade de São Judas.

A conversa girou sobre distribuição de renda, educação, habitação e o desafio de Itaquaquecetuba promover a inclusão social de seus habitantes. Carlinhos falou na ocasião sobre a contribuição do governo Lula para diminuir as desigualdades sociais por meio de programas como o Bolsa Família, ProUni e o Minha Casa, Minha Vida, explicando como ter acesso aos benefícios.

"O encontro foi muito produtivo, pois reuniu um grupo de cidadãos e lideranças com muita disposição de trabalhar para melhorar a vida das pessoas em Itaquaquecetuba", testemunhou o deputado Carlinhos, que colocou seu mandato à disposição para ajudar na organização da comunidade e apoiar suas causas.

Itaquaquecetuba está classificada no Grupo 4 do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) medido em 2006, o que revela um alto grau de vulnerabilidade social. O IPRS foi criado pela Assembleia Legislativa em 2000. Elaborado em parceria com a Fundação Seade, os indicadores do IPRS resumem a situação de todos os 645 municípios de São Paulo em relação à riqueza, escolaridade e longevidade. Quando mais próximo do Grupo 1 estiver o município, mais elevado é o seu nível de riqueza e seus indicadores sociais " os grupos vão de 1 a 5.

A cidade ocupa o 181º lugar em riqueza entre os 645 municípios paulistas. Em termos de longevidade está em 294º lugar e quanto à escolaridade de seus habitantes está na 643ª colocação.



carlinhos@carlinhos.org

alesp