Poá e suas diversidades


31/07/2008 18:10

Compartilhar:

Vista aérea de Poá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/31 POA IMAGEM  VISTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igreja Matriz de Poá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/31 POA  IGREJA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coreto - ponto de encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/31 POA Eventosponto-encontro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

História

O município situa-se em terras originárias das missões carmelitas de Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora de Lourdes formadas em 1621. A facilidade do transporte pela Estrada de Ferro Central do Brasil e o custo acessível dos terrenos atraía um número cada vez maior de habitantes, provenientes da capital paulista e outros locais da região. Por força da Lei Estadual 233, em 24/12/1948, Poá passou à condição de município. A cidade esteve sob a jurisdição da Comarca de Mogi das Cruzes até 26 de maio de 1962, quando passou à jurisdição da Comarca de Suzano. Finalmente, a Comarca de Poá estabeleceu-se em 12 de agosto de 1967, com jurisdição sobre o município de Ferraz de Vasconcelos. Em 20/5/1969, pelo Decreto de Lei 245, Poá foi classificada como Estância Hidromineral.



Características

Poá é um dos 11 municípios paulistas considerados estância hidromineral e turística, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para promoção do turismo regional. Também o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. O clima temperado é o que prevalece no município.

A população em 2007 era de 105.285 habitantes e a área é de 17 quilômetros, o que resulta numa densidade demográfica de 6.193 habitantes por quilômetro quadrado.



Localização

Poá fica a 34 quilômetros da Capital paulista, a 15 quilômetros de Mogi das Cruzes e também faz limite com as seguintes cidades: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano.



Eventos e Turismo

Todo dia 11/2 comemora-se o Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora de Lourdes.

Em 26 /3, comemora-se o aniversário da cidade. Em junho ocorrem os seguintes eventos: o "Arraiá" da Cidade e o dia de Corpus Christi " confecção de tapete de serragem e flores nas ruas de Poá. Todo mês de setembro acontece o concurso Miss Orquídea e também uma exposição de orquídeas e plantas ornamentais, realizada desde 1970 e parte integrante do calendário nacional da Embratur. É a principal festa de Poá. Em outubro, acontece o Campeonato de Papagaios.



Pontos turísticos

O Obelisco foi construído para marcar a passagem de Dom Pedro I pela cidade. O edífico sede da Secretaria Municipal da Segurança Pública é prédio histórico que já brigou um convento e uma escola. A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes é outro edíficio representante da história local. A Fonte Áurea é de onde se extrai a Água Mineral Poá. O Balneário Municipal Vicente Leporace, construído na década de 70, foi fechado ao público e é utilizado como um centro de fisioterapia. Existe um projeto para transformá-lo em um parque aquático.



Como chegar

Partindo da capital, seguir pela Rodovia Ayrton Senna até o município de Itaquaquecetuba. No trevo de entrada da cidade, acessar a via com destino a Poá.

alesp