Campos do Jordão, o tesouro da Mantiqueira

Estâncias Paulistas
16/07/2010 19:09

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/campos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palácio da Boa Vista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/palacio da boa vista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A estância de Campos do Jordão está localizada na serra da Mantiqueira (Amantikir, em tupi, que significa montanha que chora). A cidade tem uma área de 289,5 km² e altitude de 1.628 metros, sendo o mais alto município brasileiro. Sua população, estimada em 2004, é de 48 mil habitantes. Fica distante 167 km da cidade de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte.

Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas. Fundado em 29 de abril de 1874, tem como principal atividade econômica o turismo e é um dos principais destinos de inverno do Brasil.

O município é chamado de Suíça Brasileira, principalmente pela sua arquitetura de influência europeia e pelo seu clima frio. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.



Clima de montanha



O clima da cidade é tropical de altitude, com verões suaves e invernos frescos. Nos anos de 1928, 1942, 1947 e em 1966 foram registradas ocorrências de neve. Geadas são comuns durante o inverno e a temperatura mínima absoluta foi de -7,3°C em 1º de junho de 1979, havendo relatos não oficiais de -12°C. O clima temperado favorece a criação de hortênsias, especificamente as da espécie Hydrangea macrophylla.

No final do século 19, fazendeiros identificaram "propriedades terapêuticas" no clima de Campos, na época uma vila, e apareceram as primeiras pensões para "respirantes", como eram chamados os pacientes de doenças pulmonares. O clima de Campos do Jordão é comparado à região alpina de Davos Platz, na Suíça, e o teor de oxigenação e ozônio da cidade foi considerado superior ao de Chamonix, famosa estância francesa pela pureza de seu ar. No Congresso de Climatologia, realizado em Paris, em 1957, o clima de Campos do Jordão foi considerado o melhor do mundo.



Área de proteção ambiental



Em 26 de junho de 1984 , a cidade foi declarada área de proteção ambiental (APA) pela Lei estadual 4.105. A vegetação de Campos do Jordão se distribui em dois grandes tipos: a vegetação de mata e a vegetação campestre, profundamente modificada pela influência do homem.

Do ponto de vista paisagístico, sobressai a presença das massas vegetais da floresta ombrófila mista e de extensos reflorestamentos de coníferas. O pinheiro é a árvore símbolo de Campos do Jordão. O gênero Araucária, presente na região, abrange apenas 10 espécies de árvores, dispersadas em pontos da América e da Austrália.

Em virtude de sua posição geográfica " localizada entre os dois maiores centros urbanos do país, São Paulo e Rio de Janeiro ", a APA possui um grande potencial turístico e ecológico, que são as principais atividades econômicas da região.



Festival de inverno



Campos do Jordão é um polo de lazer e de cultura, principalmente no inverno, quando é realizado o seu famoso Festival de Inverno, criado em 1970 por Luís Arrobas Martins e Camargo Guarnieri. Em setembro, acontece ainda o Festival da Viola.

Campos do Jordão abriga o palácio Boa Vista, detentor de um amplo acervo de arte nacional do período colonial e do modernismo, aberto à visitação pública. Há também o museu Casa da Xilogravura " o maior em seu tipo existente no país " e o museu Felícia Leirner, com esculturas a céu aberto.

Pode-se conhecer também, no Museu do Chocolate, um pouco do processo de produção da guloseima. Uma vista esplêndida da região pode ser apreciada do morro do Elefante, da pedra do Baú e da Vista Chinesa.

O município se destaca também pelas interessantes opções gastronômicas. Há a ainda possibilidade de visitar as instalações de uma cervejaria artesanal.



Fontes: www.netcampos.com/cidadecamposdojordão e camposdojordao.com.br

alesp