Holambra, a cidade das flores e da qualidade de vida

Estâncias Paulistas
18/08/2010 19:41

Compartilhar:

O Moinho Holandês de Holambra, com seus 38 metros de altura, é o maior moinho da América Latina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/holambra-MOINHOPOVOSUNIDOS-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/holambra-CAMPOSFLORIDOS-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O município é o maior exportador de flores da América Latina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/holambra-CIDADEDASFLORES-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/holambra-EXPOFLORA-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O município conta com vários hotéis, pousadas, chalés e área para camping<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/holambra-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Holambra, distante 120 km de São Paulo, está dentro da Região Metropolitana de Campinas e teve sua origem após a 2ª Guerra, com um grupo de aproximadamente quinhentos imigrantes neerlandeses provenientes da província Brabante do Norte,que se estabeleceram na antiga fazenda Ribeirão. Estes imigrantes fundaram, em 14 de julho de 1948, a colônia Holambra I e a Cooperativa Agro Pecuária Holambra, com o objetivo de produzir leite e laticínios. Como o gado holandês trazido pelos imigrantes foi dizimado por doenças tropicais, eles optaram pela suinocultura e a criação de galinhas. A vinda de um novo grupo de imigrantes em 1951 iniciou o cultivo de flores com a produção de gladíolos e foi expandido entre 1958 e 1965. Em 1972 foi criado o departamento de floricultura para a venda de grande variedade de flores e plantas ornamentais e em 1989 foi iniciado o leilão de plantas e flores.

Em 27 de outubro de 1991 98% da população votou a favor da emancipação do distrito, surgindo assim o município de Holambra, que passou á categoria de Estância Turística em 1998.

A cidade destaca-se por ter o sétimo melhor índice de qualidade de vida do Brasil e por ter o melhor índice de segurança do país. Com mão-de-obra qualificada no setor agrícola, o município destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

A principal atividade econômica de Holambra é a floricultura. O município é o maior exportador de flores da América Latina, sendo responsável por 80% da exportação e por 40% da produção do setor florícola brasileiro. As flores são produzidas pelos associados da Cooperativa Agro Pecuária Holambra e são comercializadas diariamente através de um leilão eletrônico. Outra característica marcante de Holambra, é o espírito associativista e cooperativista herdado dos imigrantes holandeses. Os serviços públicos do município são considerados de primeiro mundo.

Holambra oferece aos turistas um pouco da cultura dos Países Baixos através da arquitetura, artesanato, espetáculos de dança, música e gastronomia típicas.

Ao longo de cada ano, Holambra promove vários eventos, exposições e feiras temáticas. O município conta com vários hotéis, pousadas, chalés e área para camping.



Atrações Turísticas



Expoflora



Realizada anualmente desde 1981 no mês de setembro, é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento atrai anualmente mais de 200.000 visitantes. Nele também é realizada a Parada das Flores, que apresenta várias facetas da cultura neerlandesa.

A grande atração da Expoflora é a exposição de arranjos florais, organizada por uma equipe de 25 profissionais sob o comando dos paisagistas e decoradores holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost. Este ano da exposição será entre 2 a 26 de setembro, de quinta-feira a domingo, além dos dias 6 e 7 (segunda e terça-feira " feriado da Independência do Brasil), das 9 às 19 horas e sua entrada será a nave de uma igreja feita com flores.

Além da Expoflora o município sedia também feiras e exposições nacionais voltadas ao turismo de negócios, como o Enflor (Encontro Nacional de Floristas), o Gardenfair e a Hortitec.



Parque Lindenhof



O Parque Lindenhof é um parque ecológico que ocupa uma área de 20 mil metros quadrados e possui um mini-sítio com 600 animais domésticos. O parque possui o segundo maior borboletário da América Latina.



Moinho Holandês



O Moinho Holandês de Holambra, com seus 38 metros de altura, é o maior moinho da América Latina. O moinho foi construído em 2008, conforme o modelo de moinhos na província Holanda do Sul.

Museu Histórico e Cultural de Holambra

Expõe a história da imigração neerlandesa em Holambra através de um acervo de duas mil fotos e de máquinas agrícolas utilizadas pelos imigrantes no passado.



Holambra sedia ainda outros eventos esportivos, como o Trekker-Trek (competição de rrancada de tratores), a Corrida na Lama (prova individual com obstáculos naturais e artificiais), a Gincana de Charretes (competição em equipes) e a Média Paulista de Ciclismo.



Localização: 22º37"59" de latitude sul e longitude 47º03"20" oeste, estando a uma altitude de 600 metros em relação ao nível do mar.

Àrea: 65 km²

População: 8 128, estimada em 2004



Acesso: Rodovias SP 107 e SP 340

alesp