Assembleia vai homenagear 40 anos da Embrapa


02/05/2013 20:17 | Da Redação

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa vai homenagear a Embrapa por seu aniversário de 40 anos. Na sessão solene marcada para 6/5, às 20h, serão destacadas a história e as contribuições da Embrapa para tornar o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologia para a agricultura tropical. A iniciativa é do deputado Itamar Borges (PMDB). O evento terá a presença do diretor-presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

Em São Paulo, a Embrapa está representada por seis unidades de pesquisa e de serviços e um escritório de negócios nos municípios de Campinas, Jaguariúna e São Carlos. Ao todo, são 615 empregados, dentre os quais 206 pesquisadores e centenas de colaboradores, entre estagiários e bolsistas, atuando nas Unidades Gestão Territorial, Informática Agropecuária, Instrumentação, Meio Ambiente, Monitoramento por Satélite e Pecuária Sudeste.

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973 com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira, sendo importante instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária.

Nesse período, o país deixou uma situação de insegurança alimentar e passou a ser um dos principais produtores de alimentos do mundo, provocando uma queda de 50% no valor da cesta básica, entre 1975 e 2011. Essa revolução no campo é fruto do trabalho conjunto com instituições estaduais de pesquisa e extensão, universidades e setor produtivo, que apostaram nas tecnologias geradas pela pesquisa e ajudaram a mudar o cenário brasileiro com incremento de produção, de produtividade e impulsionando a competitividade, com sustentabilidade.

alesp