Opinião - A importância da leitura para a formação do cidadão


30/10/2014 10:38 | Rodrigo Moraes*

Compartilhar:


É de suma a importância nos dias de hoje na formação do cidadão, a leitura. O dia 29/10 é o dia nacional do livro, mas essa comemoração não deveria ser apenas nacional e sim no mundo todo, de uma forma contagiante, onde todos pudessem ressaltar a importância de ler.

A leitura é essencial para adquirirmos mais conhecimento. Estamos sendo bombardeados de informações instantâneas através da internet, mas vale ressaltar que o conhecimento é para sempre e as informações são passageiras, muitas vezes não acrescentam nada.

Precisamos refletir sobre essa questão da informação x conhecimento. Através da informação você é manipulado se não tiver o conhecimento. Devemos tomar mais consciência da importância de uma boa leitura, pois somente ela pode nos permitir o conhecimento.

Do que adianta o governo incentivar o seu povo chegar à universidade, se lá atrás, não mostraram a ele, que é essencial a cada etapa da vida estar aberto ao conhecimento?

Infelizmente, muitas vezes esse cidadão chega à universidade despreparado, acreditando que ele consegue desenvolver tudo, mas não consegue, pois só consegue através de uma máquina que permite a ele copiar, colar e somente alterar.

É primordial analisar os fatores que impedem apresentar caminhos de renovação e qualificação. A leitura sempre teve um papel social de grande interferência na sociedade, como pesquisa educacional e a evolução da leitura na sociedade diante dos problemas sociais, políticos e econômicos.

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

*Rodrigo Moraes é líder de bancada do PSC

alesp