Centenário de Franco Montoro é homenageado em edição especial de programa da TV Assembleia SP

Participaram parlamentares, familiares, jornalistas e autoridades que conviveram com o ex-governador
20/10/2016 20:00 | Da Redação Keiko Bailone - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Franco Montoro é homenageado na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195521.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Montoro, Modesto Carvalhosa, Tonico Ramos, Fernando Capez, Jacob Pedro Carolo, Tonca Falsetti e José Nêumanne<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tonca Falseti e José Nêumanne Pinto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Saulo Gomes e Emil Razuk<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Almir Pazzianotto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Modesto Carvalhosa, Tonca Falsetti  e Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosmary Corrêa e presentes na homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195528.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195529.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195530.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades presentes na homenagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195531.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades acompanham homenagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195532.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem aconteceu nesta quinta-feira, 20/10<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2016/fg195533.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa, em parceria com a Associação dos Parlamentares do Estado de São Paulo e TV Assembleia SP promoveram nesta quinta-feira, 20/10, um encontro para homenagear o centenário do ex-governador Franco Montoro, nascido em 14 de julho de 1916. Concomitantemente a este evento, a TV Assembleia gravou uma edição especial do programa Memória do Parlamento Paulista, idealizado pelo ex-deputado Tonico Ramos, presidente da Associação dos Parlamentares Paulistas. A proposta foi extrair uma memória coletiva de pessoas que de alguma forma conviveram com o ex-governador. Assim, ex-parlamentares, autoridades e jornalistas fizeram questão de vir contar algum episódio que marcou suas vidas em encontros com Franco Montoro.

O ex-parlamentar Tonca Falsetti, também autor da ideia, destacou que a homenagem a Franco Montoro traduzia-se da maneira que o ex-governador gostaria que fosse. Ou seja, um encontro de pessoas que participaram do resgate da democracia. "Trata-se da história do país", afirmou.

O presidente da Casa, Fernando Capez, enfatizou que a figura de Franco Montoro deve ser imortalizada em seminários e reportagens, além de encontros como este. Saudou Tonico Ramos e as autoridades presentes.

Reconstrução nacional

O jornalista José Nêumane Pinto declarou que seu relato tinha intuito de desmistificar um fato da história brasileira. "Este senhor de discurso direto e coerente é membro de uma geração que derrubou a ditadura militar", disse, referindo-se ao vídeo exibido na abertura do evento, em que o jornalista Saulo Gomes entrevista Montoro. Nesse vídeo, o ex-governador conta os primórdios de sua carreira política até chegar a deputado estadual, federal, senador e governador, pontuando as linhas que pautavam sua administração pública. Por exemplo, o fato de considerar uma grande obra o conjunto das pequenas obras; a opção pela gestão descentralizada e participativa; o combate à inflação, mas sem o aumento de impostos; a prioridade à Educação e, por fim, a integração da América Latina. "Nós temos sido iludidos de que da extrema esquerda são os heróis da democracia; mas os verdadeiros heróis da reconstrução da democracia no país foram os governadores que se elegeram em 1982, como Franco Montoro e Leonel Brizola", argumentou. Nêumane Pinto nominou ainda o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, enquanto presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, o ex-governador Mário Covas e o atual ministro das Relações Exteriores, José Serra, entre outros.

Tombamento de bairros e matas

O jurista Modesto Carvalhosa fez referência a trechos da entrevista com Franco Montoro para destacar a visão humanista do ex-governador. "Ele dizia que governar não é fazer obra, mas ver o lado humano; fazer política pública que vise o homem; isso ficou público com a instituição de creches familiares iniciadas por Lucy Montoro", relatou.

Entre outras experiências, Carvalhosa recordou sua passagem na presidência do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). "Montoro era um homem visionário, pois aprovou o tombamento da Serra do Mar, preservada até hoje, e de bairros como os Jardins, na capital paulista", registrou, ao contar que a ideia do ex-governador era incentivar a cobertura vegetal do bairro que, integrado ao Parque do Ibirapuera, seguiria o modelo do Central Park.

A ex-senadora Eva Blay também recordou o aspecto visionário de Montoro. "Ele foi o primeiro governador a criar uma secretaria estadual do meio ambiente e hoje não há um município que não tenha um departamento que cuide dessa área; da mesma forma, foi ele quem incentivou a criação das Delegacias de Defesa da Mulher", contou.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa Vitor Sapienza registrou situações vividas com o ex-governador, no início de sua trajetória política e quando já havia sido eleito deputado estadual, em 1985. "Comentei com ele sobre a guerra fiscal; ele acabou me indicando presidente da Comissão de Finanças e Orçamento", disse.

Ideias de Montoro

Ricardo Montoro, ex-deputado estadual, manifestou-se em nome da família. Informou que, neste ano do centenário do nascimento de Montoro, ocorreram mais de 30 homenagens ao ex-governador no Estado de São Paulo. Em todas, observou, o destaque são as ideias e a pessoa que ele representava no cenário político nacional. Referindo-se ao vídeo exibido, extraiu trechos como o que o ex-governador fala de sua renúncia quando vereador, por não compactuar com a corrupção; da participação na campanha da Diretas Já e de seu entusiasmo pelo parlamentarismo.

A plateia, formada principalmente por autoridades, acabou, em relatos pessoais, testemunhando a transposição das ideias de Montoro na prática. Assim o fizeram Eduardo Suplicy, o deputado federal Eduardo Jorge e os ex-deputados Araripe Serpa e Luiz Lauro, além de outros.

alesp