1º Fórum de Segurança destaca projeto no HC e sugere ampliar monitoramento para Estado


03/09/2019 12:00 | Evento | July Stanzioni - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel PM Alexander Gomes Bento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) realizou na Assembleia Legislativa seu 1º Fórum de Segurança. O objetivo do encontro é promover a interlocução entre o poder público e as empresas privadas para o videomonitoramento.

O auxílio da tecnologia na defesa da sociedade foi o principal tema abordado no encontro. A presidente da ABESE, Selma Migliori, apresentou o programa "ABESE São Paulo Inteligente" que integra o videomonitoramenteo com o trabalho de inteligência das polícias Civil e Militar.

"Acreditamos em políticas públicas de segurança pública integrada. Nós como representantes destas empresas estamos promovendo a conscientização dos gestores " públicos e privados - sobre esta questão. A segurança começa de fora para dentro. Queremos usar a tecnologia para que os órgãos públicos tenham informação de qualidade", declarou.

Um dos cases da empresa é o monitoramento da área externa do Hospital das Clínicas. A coordenadora de segurança do HC, Rita Peres, afirma que a parceria com a ABESE fez com que houvesse uma redução de 60% nos casos de furtos na região. Desde o ano passado estão sendo usadas 15 câmeras no entorno do complexo hospitalar por onde passam diariamente 45 mil pessoas. "Essa parceria está sendo importante para que o nosso paciente e o nosso funcionário cheguem com segurança dentro do Hospital. Essa parceria com a ABESE é de extrema importância porque ela investe em tecnologia", alertou.

Outro local privado que conta com monitoramento da área externa e das ruas no entorno do empreendimento é o Shopping Eldorado. Nelson Júnior, gerente de segurança diz que os visitantes aprovaram o novo modo de se fazer segurança no shopping. "Desde o início da parceria com a ABESE tivemos uma diminuição nos já poucos casos de furto próximos à Avenida Rebouças, que é a lateral do shopping. Nossos clientes comentam que estamos cuidando do monitoramento do lado externo, que seria uma responsabilidade do poder público e o nosso discurso é justamente o contrário, de que segurança é para ser pensada por todos", contou.

Presidente da Comissão de Segurança e Assuntos Penitenciários na Alesp, o deputado Delegado Olim (PP), endossou o evento ressaltando a importância da tecnologia ser uma grande aliada no combate à violência. "Tudo que for importante para a população com relação à segurança pública nós temos que fazer. Tecnologia, empresa de monitoramento, a pessoa quer estar seguro na sua casa. Estamos fazendo essa ação junto com os Consegs, que são importantíssimos nos bairros carentes, pois eles cobram das autoridades, as delegacias e polícias um trabalho mais efetivo para que a população possa viver em paz. Segurança pública não se faz sozinha".

O coronel José Roberto Rodrigues, secretário municipal de segurança urbana, fez questão de ressaltar o trabalho em conjunto das polícias com o sistema privado de monitoramento. "Vivenciamos nos últimos 17 meses quedas recorrentes nos índices criminais na cidade de São Paulo. Aumentamos também de 75 câmeras que tínhamos em 2017 para quase 3 mil câmeras agora no sistema. Tudo se soma", finalizou.

Também compôs a mesa do evento o deputado Carlão Pignatari.

alesp