Reitor da Unesp menciona contas da universidade em reunião de comissão


04/09/2019 16:59 | Ciência e Tecnologia | Amanda Nascimento - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239352.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandro Valentini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239353.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandro Valentini e Sergio Victor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão e Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239355.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239356.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira (4/9), Sandro Roberto Valentini foi ouvido na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Alesp. O reitor da Unesp apresentou uma visão geral da universidade e o compromisso com um ensino de qualidade. "A Unesp tem uma experiência muito grande com a prestação de serviços, mas nós avançamos também com o fortalecimento das parcerias com o setor privado. Isso hoje está permitido pela Constituição Federal no artigo 219-A pela emenda constitucional 85 de 2015. Nós temos várias ações na direção desse fortalecimento com o setor privado", explicou o reitor.

A deputada Professora Bebel (PT) propõe alterações nos cálculos do ICMS para aumentar a receita e preservar a autonomia da universidade. "Eu preferiria que o governo do Estado de São Paulo parasse com as isenções e subisse o ICMS e eles tivessem cada vez mais autonomia. Aliás, uma das propostas que eu deixei aqui foi para refazer o cálculo, não precisa nem alterar o índice".

O presidente do grupo de trabalho, deputado Sergio Victor (Novo), diz que o trabalho realizado pelo reitor será acompanhado pelo grupo de trabalho. "Considerando que as três universidades estaduais são o grande coração de pesquisa, ciência e tecnologia do Estado e vivem do repasse do recurso público, nosso grande papel é o de fiscalizar e garantir que eles estão fazendo um bom trabalho. Eles têm várias coisas boas que estão acontecendo lá dentro que a gente tem também que mostrar para a população".

A Universidade Estadual Paulista foi criada em 1976 e conta com unidades em diferentes cidades do Estado. Atualmente, Unesp, Unicamp e USP são responsáveis por 35% da produção científica realizada no país.

Também estiveram presentes os deputados Beth Sahão, Castello Branco, Ed Thomas, Reinaldo Alguz e Wellington Moura.

alesp