Alesp condecora João Martins Júnior pelas contribuições ao agronegócio brasileiro

Com mais de 50 anos dedicados ao setor da agropecuária, homenageado consolidou-se como uma das lideranças mais respeitadas do agro
11/08/2025 17:31 | Colar de Honra | Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Martins Júnior: interesses maiores do país <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Honraria reconheceu trajetória de 50 anos no agro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edna: interlocução e o espírito visionário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eleuses: um líder que agrega<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350730.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tirso: fortalecimento da economia rural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350732.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Neto: devoção do pai ao setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350731.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lideranças regionais do agronegócio na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo condecorou, nesta segunda-feira (11), o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. A homenagem partiu da deputada estadual Edna Macedo (Republicanos) e reconheceu a trajetória de mais de 50 anos dedicada ao agronegócio, período em que o homenageado consolidou-se como uma das lideranças mais respeitadas do setor agropecuário. Criado em 1974, o Sistema CNA, presidido por João Martins desde 2015, representa cerca de 5 milhões de produtores rurais brasileiros.

Na Sessão Solene de entrega da honraria, Edna ressaltou a capacidade de interlocução e o espírito visionário de João Martins. "Sua capacidade de ouvir, compreender e conectar-se com as pessoas, independentemente de suas origens ou posições, criou um ambiente de inclusão e respeito, onde todos se sentiram valorizados e ouvidos", disse a parlamentar.

A deputada também enalteceu a atuação do presidente da CNA na defesa de pautas estratégicas para os produtores rurais paulistas, como a reforma tributária compatível com a essencialidade da atividade agrícola, regularização fundiária e segurança jurídica no campo. Ela destacou ainda o empenho de João Martins pela valorização de cadeias paulistas de valor agregado, como citros, café, etanol e proteína animal.

Símbolo de encontro
No discurso de agradecimento, João Martins pontuou a evolução do agro brasileiro, que transformou o Brasil no maior exportador de alimentos do mundo. "Isso só foi possível graças à visão de homens de ciência e de governo e, principalmente, ao espírito empreendedor de uma geração de produtores rurais", ressaltou.

O homenageado salientou que o financiamento da produção agrícola brasileira é predominantemente privado. "Somos uma das agriculturas menos subsidiadas de todo o mundo", afirmou. Ele reconheceu que o apoio institucional das políticas públicas e dos governos tornou-se ainda mais necessário no atual cenário internacional, marcado pela complexa conjuntura geopolítica do comércio. "Para sobrevivermos e progredirmos nesse ambiente, precisamos que a política externa do país leve em conta a realidade e os interesses econômicos nacionais no comércio global", defendeu João Martins Júnior.

Por fim, Martins atribuiu à honraria da Alesp o significado de alinhamento em favor "dos interesses maiores do país", acima de colorações partidárias. "Considero essa homenagem um símbolo de encontro entre a produção e a política, que espero sirva de exemplo para todas as esferas da vida nacional", frisou.

Autoridades e familiares
A sessão solene de outorga do Colar ao presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária reuniu secretários do Governo do Estado de São Paulo, lideranças regionais do agronegócio e familiares do homenageado.

Representando o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o secretário da Saúde, Eleuses Paiva, destacou o perfil conciliador do homenageado da Alesp. "Precisamos de líderes com essa estatura, que consigam agregar diferentes pontos", disse, ressaltando a relevância do agronegócio para a economia nacional. "Se a comida chega à mesa de cada brasileiro, é porque o nosso agro é competente", completou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso de Salles Meirelles, apontou como uma das principais contribuições de João Martins para o desenvolvimento paulista o fortalecimento da economia de pequenos e médios produtores rurais, por meio da assistência técnica gerencial.

Em nome da família, João Martins Silva Neto, filho do homenageado, fez um discurso afetivo ao dizer que acompanha, desde criança, a devoção do pai "a este sistema de representação do setor, sempre buscando oferecer apoio técnico às entidades e aos produtores rurais, independentemente do tamanho".

Também participaram da solenidade os secretários estaduais de Turismo, Roberto de Lucena, e de Gestão, Caio Paes de Andrade.

Biografia
Baiano de Feira de Santana, administrador formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Martins Júnior tem trajetória marcada pelo cooperativismo e pela liderança em entidades do agro. Foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) entre 2000 e 2018; ocupou a primeira vice-presidência da CNA em 2012 e assumiu a presidência da confederação em 2015, sendo reeleito em 2017.

Veja mais fotos na galeria de imagens

alesp