Estado de São Paulo Transparência ALESP

Mesa Diretora

O órgão que comanda todas as atividades administrativas e parlamentares da Alesp é chamado Mesa Diretora. Ela é composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretarios), eleitos em voto aberto por seus colegas.

A escolha desses dirigentes e de seus substitutos ocorre de dois em dois anos. Eles não podem ocupar os mesmos cargos em gestões sucessivas, no mesmo mandato.

A seguir, você poderá conhecer um pouco sobre os atuais integrantes da Mesa e as regras que orientam a sua atuação.


Presidente

  • Nome:Cauê Macris
  • Partido:PSDB
  • Telefone:3886-6217 /
  • Sala: T 57 (térreo)
  • E-mail: cauemacris@al.sp.gov.br
  • Aniversário:08/04

Cauê Macris iniciou na vida pública aos 21 anos como o 8º vereador mais votado em Americana, sua cidade natal. No seu segundo mandato, foi eleito presidente da Câmara do município para o biênio 2010/2011. Como vereador, foi de sua autoria a primeira lei do Brasil a proibir uso de tabaco em locais de uso coletivo e também criador do Estatuto de Defesa e Proteção dos Animais, que defende a posse responsável de bichos de estimação.

Aos 27 anos, Cauê Macris elegeu-se para o primeiro mandato como deputado estadual com mais de 66 mil votos e apresentou o projeto de lei, aperfeiçoado pelo governador Geraldo Alckmin, que pune com multa e até fechamento os estabelecimentos que comercializarem bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. Pioneira no país, a lei é válida em todo Estado de São Paulo.

Por dois anos consecutivos (2013/2014), Cauê foi escolhido relator do Orçamento Estadual de São Paulo, garantindo os investimentos realizados pelo governador nos 645 municípios paulistas. 

Ainda em 2014, foi o mais jovem líder eleito para comandar a bancada do PSDB no parlamento. No ano seguinte, após reeleição ao legislativo com mais de 120 mil votos, foi convidado para ser líder do governo na Assembleia Legislativa pelo governador Geraldo Alckmin. Entre as propostas já aprovadas sob sua liderança estão: empréstimos com o BID para beneficiar municípios paulistas, Parcerias Público Privadas para Habitação, criação de quatro novas frentes do Programa Via Rápida do Emprego, Aumento do ICMS para cerveja e cigarro, que possibilitou zerar imposto sobre arroz e feijão. Cauê liderou ainda a aprovação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, do Salário Mínimo Paulista, de nova legislação para desburocratizar os assentamentos fundiários, entre outros projetos.

Aos 33 anos chegou ao posto de presidente da Alesp, eleito para o biênio 2017/2019 com 88 dos 94 votos da Casa. No comando do legislativo paulista, pretende resgatar a confiança no parlamento pautando sua gestão no tripé inovação, austeridade e transparência. Como primeira medida, anunciou a criação do aplicativo Fiscaliza Cidadão que permitirá acesso às informações da Alesp na palma da mão.

 


1º Secretário

  • Nome:Luiz Fernando T. Ferreira
  • Partido:PT
  • Telefone:3886-6232 / 6233
  • Sala: T 56 (térreo)
  • E-mail: lfernando@al.sp.gov.br
  • Aniversário:10/09

Luiz Fernando é casado e pai de dois filhos. Evangélico, vem de uma família com raízes políticas. Seu pai e seu irmão mais velho foram prefeitos de Águas da Prata, no estado de São Paulo, e seu irmão, Paulo Teixeira, é deputado federal. Foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Casa Branca, em mandato de 1989 a 1992, tendo trabalhado pela organização do partido e da classe trabalhadora em toda a Região da Mogiana. Após 1992, mudou-se para São Bernardo do Campo e retomou sua carreira empresarial, no ramo de formação e especialização de agentes públicos e de assessoria e consultoria no desenvolvimento, especialização e modernização da administração pública.

Participou da coordenação da candidatura e da candidatura do então ministro de Estado Luiz Marinho à Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Em 2009, iniciou a trajetória de dirigente de futebol, tendo levado o time do São Bernardo Futebol Clube à elite do futebol paulista em 2010.  Sob sua presidência, o clube conquistou dois títulos (Série A-2 de 2012 e Copa Paulista de 2013), participou duas vezes da Copa do Brasil e se classificou para a série D. Em abril deixou  o comando do clube.

Criador do maior projeto sócio-esportivo utilizando o futebol no mundo, o Projeto Tigrinho, que, em parceria com a Fábrica do Futuro e a Prefeitura de São Bernardo, atende, diariamente, mais de 10.500 crianças em São Bernardo e diversas outras localidades.

Convidado pelo prefeito Luiz Marinho a candidatar-se a deputado estadual, foi eleito com 102.905 votos.

Indicado pela bancada do Partido dos Trabalhadores na Alesp, foi eleito em março de 2017 para o cargo de Primeiro-Secretário da casa para o biênio 2017-2019.

Seu mandato defende as bandeiras Habitação, Criança e Adolescente, Esporte, Educação, Cultura, Segurança Pública e Direitos do trabalhador. 

 


2º Secretário

  • Nome:Estevam Galvão
  • Partido:DEM
  • Telefone:3886-6410 / 6411
  • Sala: 2066 (2º andar)
  • E-mail: egalvao@al.sp.gov.br
  • Aniversário:15/08

Estevam Galvão tem mais de 44 anos de vida pública. E experiência é o que não lhe falta: já foi vereador e prefeito por quatro mandatos no município de Suzano, deputado federal e subprefeito na gestão do prefeito da Capital Paulista, José Serra. Reeleito para o quarto mandato parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado foi líder da Bancada do Democratas por 10 anos. Em março foi eleito para assumir o cargo de segundo secretário da Alesp pelo biênio 2017-2019.

Seu currículo é extenso. Como deputado estadual, Estevam tem realizações que beneficiam milhares de pessoas no Alto Tietê, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto e demais cidades do Estado.  Um exemplo é o Programa Visão do Futuro, executado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado e que beneficia milhares de crianças em idade escolar com exames de vista, tratamento oftalmológico e doação de óculos. Ele também criou o Banco de Dados da Saúde, lançado em 2013 pelo Governo do Estado e que visa unificar o prontuário médico de todos os cidadãos residentes no território paulista, agilizando o atendimento e salvando vidas.

Como prefeito, Estevam colecionou títulos, a exemplo do prêmio "Gestor Eficiente em Merenda Escolar", concedido a ele pela qualidade da merenda e a implantação da alimentação natural nas escolas em Suzano - a cidade foi destaque por oferecer a melhor merenda da região Sudeste do país. Ele também foi o "Prefeito Amigo da Criança", prêmio conferido pela Abrinq e Unicef pelos relevantes serviços prestados à criança e ao adolescente. Na saúde, a excelência do trabalho realizado em Suzano conferiu ao município o prêmio "Excelência no Combate à Tuberculose".

Trabalho bem feito é sempre reconhecido. Graças à “excelência no trabalho parlamentar em prol da população paulista e brasileira”, Estevam recebeu da Associação Paulista dos Magistrados o Diploma de Reconhecimento. Também recebeu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo o título de Irmão Remido, devido ao trabalho desenvolvido na área da saúde, e inúmeros títulos de cidadão em várias partes do Estado, entre outros títulos e honrarias.

 



Membros Substitutos


1º Vice-Presidente

  • Nome:Analice Fernandes
  • Partido:PSDB
  • Telefone:3886-6427 / 6584
  • Sala: 2071 (2º andar)
  • E-mail: afernandes@al.sp.gov.br
  • Aniversário:09/04

Analice Fernandes é deputada estadual pelo PSDB e foi eleita para o seu quarto mandato com 151.407 votos, sendo a mulher mais votada do Estado de São Paulo.

É vice-presidente da Assembleia Legislativa, tendo sido eleita em 15 de março de 2017 por seus pares; no biênio 2015/2016 também assumiu a segunda vice-presidência da Casa.

Atualmente, ocupa a vice-presidência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e é membro da Comissão de Infraestrutura.

Analice é enfermeira e iniciou sua carreira política atuando na área da saúde, em 1989 na prefeitura de Taboão da Serra, tendo realizado um importante trabalho na organização da saúde do município.

Em 1997 torna-se Secretária da Ação Social em Taboão da Serra, cargo que ocupou até 2002. Frente à pasta Analice acumulou muita experiência e desenvolveu programas de geração de emprego e renda e de capacitação profissional.

Em 2002, foi eleita para o seu primeiro mandato como deputada estadual, com 100.114 votos.

Seu trabalho atuante nas bases e o atendimento prestado em seu gabinete e junto aos órgãos do governo do Estado fizeram com que seu mandato se expandisse rapidamente pela região sudoeste da grande São Paulo, região de Jales e a noroeste do Estado.

Na sua primeira reeleição sua votação passou de 100.114 votos para 140.587 e em seu terceiro mandato obteve 125.116 votos.

Analice faz questão de priorizar o atendimento as pessoas e entidades, assim como concentrar esforços para resolver cada problema a ela apresentado, o que faz com que o mandato faça a diferença na vida das pessoas e de seus municípios.

O trabalho da parlamentar não leva em conta o número de eleitores e possibilidades de votos, mas sim o impacto que a obra ou serviço causará na qualidade de vida das comunidades.

Analice tem importantes Leis aprovadas no combate à violência doméstica e também na área da saúde, como a criação do cargo de técnico de enfermagem nos quadros do Estado e também a permissão dos plantões para enfermeiros e outros profissionais de saúde, na rede pública de saúde estadual.

 


2º Vice-Presidente

  • Nome:Maria Lúcia Amary
  • Partido:PSDB
  • Telefone:3886-6401 / 6418
  • Sala: T 30 e T 31 (térreo)
  • E-mail: mlamary@al.sp.gov.br
  • Aniversário:18/04

Maria Lúcia Amary nasceu em Santos, mas entrou para a política em Sorocaba, quando ingressou no PSDB, seu único partido, em 1991.

Foi a primeira mulher a presidir um partido em Sorocaba, em 1995.

É professora e advogada, com mestrado em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/SP.

Cumpre o quarto mandato consecutivo, tendo sido reeleita com 120.308 votos. Hoje é a 1ª vice-presidente da Assembleia.

Também é a coordenadora nacional de articulação política do PSDB Mulher.

Entre os três mandatos anteriores foi líder da bancada do PSDB e vice-líder do Governo. Presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e integrou as comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento e a Comissão de Educação.

Em 2014, ainda foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento para 2015.

Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, propôs o projeto de lei que consolida a legislação referente à mulher.

Coordena as Frentes Parlamentares de Desoneração Tributária dos Medicamentos, de Combate aos Motoristas Criminosos e de Enfrentamento das DSTs/HIV e Aids. É vice-coordenadora da Frente Parlamentar para Regularização Fundiária e da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária.

Entre as leis de sua autoria destacam-se: a que garante o atendimento especial às mulheres e crianças vítimas de violência sexual, a que fecha estabelecimentos que venderem bebidas alcoólicas para menores e a que permite protesto de dívidas de aluguel e condomínio.

Também é autora de projetos como o que institui o ensino religioso na rede pública, assistência básica em reprodução humana, saúde da mulher detenta, qualidade de vida da mulher no climatério, saúde na escola pública, que cria a Academia Preparatória de Guardas Civis Municipais na Região Metropolitana de Sorocaba e que garante fornecimento gratuito de nova placa para veículos cujos proprietários comprovem que foram clonados.

Por seu trabalho parlamentar, recebeu relevantes homenagens, como as Medalhas “Ruth Cardoso”, “Lauro Ribas Braga”, “Amigo da Marinha” e “Brigadeiro Tobias"; o Colar Evocativo da Revolução Constitucionalista de 1932 e o título de Embaixadora da Paz.

Como reconhecimento da atuação em prol da melhoria da qualidade de vida de municípios, Maria Lúcia Amary foi congratulada com títulos de cidadania das cidades de Sorocaba, Votorantim, Capão Bonito, Alumínio, Bofete, Sarapuí, Itararé, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Piedade, Quadra, Conchas, Guapiara, Mairinque, Angatuba, Boituva, Porto Feliz, Capela do Alto, Campos do Jordão e Araçoiaba da Serra.

O atendimento na Assembleia hoje é feito na 1ª Vice-Presidência, sala 2071.

 

 


3º Vice-Presidente

  • Nome:Milton Vieira
  • Partido:PRB
  • Telefone:3886-6389 / 6793
  • Sala: 1110 (1º andar)
  • E-mail: miltonvieira@al.sp.gov.br
  • Aniversário:16/09

Nascido no interior de São Paulo, em 1962, na cidade de Iepê, Milton Vieira é casado e tem três filhos. Vem de uma família humilde que se mudou para a Capital em busca de novas oportunidades.

Iniciou sua atuação social na Sociedade Pestalozzi de SP, atual ABADS, que atende crianças portadoras de necessidades especiais e na Associação Beneficente Cristã, coordenando o trabalho de evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus nos presídios e comunidades carentes do estado.

Eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998 e reeleito em 2002, é autor de diversos projetos de lei que foram sancionados, como a Lei 10.762/01, que proíbe o agenciamento de serviços funerais nos estabelecimentos públicos de saúde e nos IML’s, garantindo respeito às famílias no momento em que perdem um ente querido. 

Em 2009, como deputado federal, integrou as comissões de Fiscalização Financeira e Controle, Seguridade Social e Família e Defesa do Consumidor. Participou da aprovação de duas grandes propostas de interesse social: o projeto Ficha Limpa e o programa Minha Casa, Minha Vida.

Em 2010, foi eleito deputado estadual para o quarto mandato, ocasião em que destinou recursos para a infraestrutura de diversas cidades a fim de promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Como membro da Comissão de Saúde, enviou recursos para custear e melhorar o atendimento de hospitais públicos.

É autor de projetos como o PL 546/2011, que cria o programa “Fila Zero” para agendar procedimentos médicos aos pacientes com câncer.

Em 2014, em pleno exercício do mandato, disputou a eleição e foi reeleito para mais um mandato na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

 


4º Vice-Presidente

  • Nome:Jooji Hato
  • Partido:PMDB
  • Telefone:3886-6407 / 6408
  • Sala: 1103 (1º andar)
  • E-mail: hato@al.sp.gov.br
  • Aniversário:26/02

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Jooji Hato (PMDB) especializou-se como cirurgião geral e pediátrico. Foi vereador no município de São Paulo por sete mandatos consecutivos, tendo sido eleito pela primeira vez em 1982. A experiência adquirida enquanto trabalhava no pronto-socorro da Santa Casa, fez com que percebesse que muitas das pessoas que ali chegavam, vítimas de atropelamentos, acidentes de trânsito e brigas, estavam alcoolizadas e se comportavam de forma inconsequente. O médico passou então a acreditar que deveria atuar criando leis que contribuíssem para o salvamento de vidas ao determinar o controle da ingestão de bebidas alcoólicas para motoristas. A chamada Lei Seca determina o controle da ingestão de bebida alcoólica em todo o território nacional. Mas, sendo a aplicação da normatização estadual da competência municipal, Jooji Hato pretende visitar os municípios do Estado e sensibilizar os poderes locais para a implantação de legislação que normatize a regulação da ingestão de bebida alcoólica. Pretende também trabalhar e se dedicar para convencer seus colegas de Assembleia Legislativa para que se juntem a ele nessa missão.


3º Secretário

  • Nome:Chico Sardelli
  • Partido:PV
  • Telefone:3886-6742 / 6758
  • Sala: 2018 (2º andar)
  • E-mail: chicosardelli@al.sp.gov.br
  • Aniversário:26/06

Natural de Americana, Chico Sardelli é formado em administração de empresas, com especialização em Roma (Itália) e Los Angeles (Estados Unidos). Reeleito pelo Partido Verde com 68.721 votos, já exerceu dois mandatos como deputado federal. Foi chefe do escritório do governo do Estado de São Paulo em Brasília no período de 2003-2004. Foi líder da bancada do Partido Verde na Assembleia Legislativa de São Paulo por duas vezes. É coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil e de Confecção do Estado de São Paulo e da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais. Atua também como membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações e como presidente da Comissão de Assuntos Desportivos. Enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente, em 2009 teve importante atuação na discussão e aprovação da lei do Executivo que instituiu a Política Estadual de Mudanças Climáticas no Estado de São Paulo. Foi 1º Vice-Presidente e Presidente da Assembleia.


4º Secretário

  • Nome:Adilson Rossi
  • Partido:PSB
  • Telefone:3886-6241 / 6242
  • Sala: 2063 (2º andar)
  • E-mail: adilsonrossi@al.sp.gov.br
  • Aniversário:30/01

Adilson Rossi nasceu em Itatiba. É formado em Teologia e iniciou sua carreira política em 2002, quando foi eleito deputado estadual por São Paulo. Nas eleições de 2010, obteve 64.646 votos, pelo PSC, em aproximadamente 350 municípios. Sua base eleitoral se concentra principalmente na Capital e na Grande São Paulo, mas obteve expressiva votação no Vale do Paraíba e na Região Metropolitana de Campinas É pastor evangélico há mais de 20 anos e sempre atuou encabeçando projetos sociais que trouxessem benefícios para a sociedade. Nesta legislatura, quer voltar suas atenções para áreas vitais do cotidiano do cidadão paulista, como saúde e educação. Na sua visão, São Paulo tem que estar em 1º lugar nessas matérias. Atuará apresentando projetos de lei que venham beneficiar a população do Estado, votando com responsabilidade projetos propostos por outros parlamentares, desde que sejam interessantes para a sociedade, e atuando em parceria com o governo. Acredita que, atualmente, São Paulo vive um bom momento. A economia paulista é estável, os índices de segurança são satisfatórios e grande parte da população vive bem. Porém, sempre há muita coisa a fazer e ele está pronto para trabalhar.