Informações: Departamento de Comunicações

Maria Lúcia Amary

Biografia

Maria Lúcia Amary nasceu em Santos e ingressou na política em Sorocaba pelo PSDB, seu único partido desde 1991. Foi a primeira mulher a presidir um partido político em Sorocaba, em 1995, e a primeira deputada estadual eleita pela cidade. É professora e advogada, com mestrado em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC/SP.

 

Foi reeleita em 2018 para o quinto mandato consecutivo. É vice-líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo e presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. É membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, Coordena as Frentes Parlamentares de Enfrentamento das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais e Frente Parlamentar de Empoderamento da Mulher.

 

Foi vice-presidente da Assembleia Legislativa e assumiu interinamente a presidência por várias ocasiões. Foi líder da bancada do PSDB e vice-líder do Governo. Presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, integrou as comissões de Finanças e Orçamento e a Comissão de Educação.

 

Em 2014, foi relatora do Orçamento e da Lei de Diretrizes Orçamentárias. 

Maria Lúcia Amary tem representatividade na Região Metropolitana de Sorocaba e no sudoeste paulista, atuando principalmente nas áreas da saúde, desenvolvimento regional, educação, rede de proteção social, meio ambiente e animais, transportes e segurança pública.

 

Apresentou propostas legislativas com o objetivo de melhorar a condição de vida das mulheres, entre elas a lei que obriga atendimento especial a mulheres e crianças vítimas de violência sexual, e a lei que garante o exame gratuito da cardiotocografia para gestantes.

 

P or seu trabalho parlamentar, recebeu relevantes homenagens, como as Medalhas “Ruth Cardoso”, “Lauro Ribas Braga”, “Amigo da Marinha”, “Brigadeiro Tobias", "da Constituição" e a Cultural "Luiz Matheus Maylasky", do Gabinete de Leitura Sorocabano; o Colar Evocativo da Revolução Constitucionalista de 1932; o Prêmio Mérito Profissional do Rotary Club São Paulo Norte; o Prêmio Personalidade do Ano de 2017 da Abrafarma e o título de Embaixadora da Paz. 

Como reconhecimento da atuação em prol da melhoria da qualidade de vida de municípios, Maria Lúcia Amary foi congratulada com 23 títulos de cidadania: Sorocaba, Votorantim, Capão Bonito, Alumínio, Sarapuí, Itararé, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Piedade, Quadra, Conchas, Guapiara, Mairinque, Angatuba, Boituva, Porto Feliz, Capela do Alto, Campos do Jordão, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Taquarivaí, Itu e Cesário Lange.

Informações: Departamento de Comunicações