Informações: Departamento de Comunicação

Caio França

Biografia

Caio França nasceu em 1º de agosto de 1988 na cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo. É filho da professora Lúcia França e do advogado Márcio França (Vice-Governador no período de 2014/2017 - Governador em 2018). Formado em Direito pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), Caio é advogado. Durante a faculdade, foi diretor do Centro Acadêmico Alexandre de Gusmão e vice-presidente da Atlética Acadêmica Alexandre de Gusmão. 

Entrou para a vida pública aos 20 anos, em 2008, quando foi eleito o vereador mais votado da história de São Vicente, no litoral paulista, com 8.097 votos. Na Câmara Municipal, destacou-se com o projeto Sessões Itinerantes, aproximando o Legislativo das comunidades de bairro. Criou o selo verde contra a dengue, levou o xadrez para as escolas públicas, implantou o “Ecociclo” (bicicletas que recolhem o lixo reciclável), além de ter conquistado recursos para ações de pavimentação, construção de creches e unidades de saúde em São Vicente. Caio França também foi presidente da Comissão de Justiça e Redação e da Comissão de Fiscalização e Controle. Sua atuação destacada o levou à presidência da UVEBS (União dos Vereadores da Baixada Santista) em 2011, entidade que reúne todos os vereadores das nove cidades da Baixada Santista. Aos 24 anos, candidatou-se à Prefeitura de São Vicente, obtendo a segunda colocação, com 84.790 votos (47,01% dos votos válidos). Com a experiência acumulada na disputa eleitoral, Caio dedicou-se à reestruturação do PSB (Partido Socialista Brasileiro) nas regiões da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte. 

Em 2014 foi eleito deputado estadual com 123.138 votos, obtendo votação em 413 municípios, sendo considerado o mais jovem parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e o mais votado do PSB. Em seu primeiro mandato, exerceu a vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) - Biênio 2015/2016. A aprovação do mandato parlamentar garante a sua reeleição com 162.166 votos em 2018, colocando-o na lista dos mais votados do Estado de São Paulo. Na nova legislatura foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por unanimidade. É ainda coordenador das Frentes Parlamentares de Apoio aos Municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira e de Adoção, vice-presidente da CPI de Venda de Animais e membro efetivo das Comissões de Saúde e Assuntos Desportivos. 

Sua atuação proativa vem garantindo importantes e notórias conquistas para o Estado de São Paulo, em especial para as regiões da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte, ABC e Grande SP. 

No início deste segundo mandato, Caio França já viabilizou investimentos nos setores da saúde e de infraestrutura para os municípios do Estado em emendas parlamentares. O deputado defende novos caminhos para a geração de emprego e renda, prioridade nos investimentos voltados a saúde pública e educação de qualidade. 

O compromisso com as instituições que praticam a filantropia também é uma das bandeiras do mandato parlamentar. Cerca de 50% dos projetos de lei apresentados pelo deputado Caio França apresentam um caráter inclusivo voltado para as classes sociais e econômicas mais fragilizadas, socialmente expostas e vulneráveis. A propositura de leis e políticas públicas voltadas para a mulher, às pessoas com deficiência, jovens tutelados, crianças em processo de adoção e o idoso têm a finalidade de promover a inclusão social, a igualdade de direitos, proteção, preservação da dignidade humana e justiça social.  

Informações: Departamento de Comunicação