Propondo sustentabilidade e inclusão social, livro 'Vale Reciclar' é lançado na Alesp

Publicada pelo Fundo Social de Solidariedade do município de Arujá, obra explica como foi implantada uma moeda social ligada diretamente ao processo de reciclagem na cidade
16/12/2025 16:12 | Meio ambiente | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Lançamento do livro Vale Reciclar na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. André do Prado e Clau Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi palco, na noite desta segunda-feira (15), do lançamento do livro "Vale Reciclar". Escrita pela primeira-dama de Arujá, Clau Camargo, a obra traz detalhes sobre a implantação de uma moeda de troca ecológica no município, cujo propósito é incentivar a reciclagem e criar alternativas na oferta de produtos para a população de baixa renda da cidade.

"Esse projeto une o amor pela natureza com o acesso a produtos básicos que de outra forma seriam mais difíceis de alcançar por pessoas de baixa renda. Temos uma loja móvel que passa por todos os bairros da cidade e oferece diversos itens e serviços em troca de produtos recicláveis levados pela população. Isso promove igualdade e, ao mesmo tempo, incentiva a sustentabilidade", esclareceu Clau Camargo, que também é presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, órgão responsável pela iniciativa.

"Por meio deste livro, a ideia da moeda ecológica pode inspirar outros gestores públicos de São Paulo e de todo o Brasil. Está funcionando tão bem em Arujá que consigo imaginar dando certo em muitos outros lugares. A responsabilidade de cuidar do meio ambiente nasce nas escolas, nos programas sociais e nas ações públicas. Por isso, esse projeto tanto me encanta", acrescentou a autora.

Anfitrião do evento na Alesp, o presidente da Casa, deputado André do Prado, rasgou elogios à política pública aplicada em Arujá. "É uma honra receber esse lançamento aqui na Casa. Ao lado do prefeito de Arujá, a Clau vem fazendo um trabalho sensacional de sustentabilidade, planejamento e ações sociais para a população. A vida pública é feita de cobranças, mas também de realizações, que fazem a diferença de verdade na vida dos cidadãos do estado", afirmou o parlamentar.

Assista ao evento, na íntegra, em transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens da cerimônia

alesp