Câmara de SP e Alesp celebram 30 anos da companhia de teatro Os Satyros


24/09/2019 08:35 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi, Rodolfo García Vázquez, Ivam Cabral e Celso Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No Dia Nacional do Teatro, 19/9, a Câmara Municipal e a Alesp realizaram cerimônia conjunta no Palácio Anchieta para homenagear os 30 anos da companhia de teatro Os Satyros e seus fundadores. Representando a Alesp, o deputado Carlos Giannazi entregou o Colar de Mérito Legislativo a Rodolfo García Vázquez, e, em nome da Câmara, o vereador Celso Giannazi concedeu a Ivam Cabral o título de Cidadão Paulistano.

Além da trajetória do premiado grupo teatral, com mais de 100 espetáculos apresentados em 20 países, os dois diretores e dramaturgos são responsáveis pela formação de milhares de artistas.

Desde 2010 passaram a atuar na SP Escola de Teatro, que é gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). Entre seus diferenciais está sua pedagogia baseada em Paulo Freire. "O teatro sempre foi para mim um lugar de ensino e aprendizado, e hoje nós exportamos esse modelo para professores da Finlândia, Suíça e Suécia", afirmou Cabral.

Companhia e escola adotam também a geografia de Milton Santos, com o "espaço do acontecer solidário". Por isso protagonizaram, junto com a comunidade, a revitalização da Praça Roosevelt, que passou a ser um centro de arte. Entre as ações culturais, as Satyrianas (incluídas no Calendário Oficial do Estado por lei de Giannazi) marcam o início da primavera com 78 horas ininterruptas de atividades com acesso livre, no teatro e na praça.


alesp