Brodowski, de Portinari, assina pacto com cidade italiana


01/11/2019 11:10 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:

José Luiz, João Cândido Portinari, Rafael Silva e Rosy Machado Perez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243066.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Rafael Silva participou no domingo (27/10), da assinatura do pacto de cidades-irmãs entre Brodowski e Chiampo, na Itália. A cerimônia ocorreu no Museu Casa de Portinari. O acordo, em italiano chamado de "gemellaggio", tem como objetivo ampliar oportunidades de negócios e políticas públicas, além de cooperação em torno da vida e da obra do artista.



A assinatura do pacto foi feita pelos prefeitos José Luiz Perez, de Brodowski, onde nasceu Cândido Portinari (1903-1962), e Matteo Macilotti, de Chiampo, terra natal do pai do pintor, Giovan Batista Portinari, que em 1896 partiu para o Brasil com a mulher, Domenica Torquato.



Para Rafael Silva, o ato, que trará benefícios para os dois municípios, celebra a vida de um gênio. "Portinari é conhecido em todo o mundo, pintou a vida, o sofrimento do ser humano, dos negros, dos famintos, dos retirantes, dos excluídos. Pintou o folclore do Brasil, a infância, as festas, também. Expôs nos Estados Unidos, na Europa e é, na pintura, o nome brasileiro mais conhecido lá fora", explicou.



O escritor e professor João Candido Portinari, filho do artista e diretor geral do Projeto Portinari, também participou da cerimônia e conversou sobre a história do pai com Rafael Silva.

alesp