Mulheres de destaque no Estado de São Paulo são homenageadas em solenidade realizada na Alesp

No Dia da Mulher, profissionais de diversas áreas foram agraciadas em evento promovido pela deputada Dra. Damaris Moura
09/03/2022 11:05 | Homenagem | Lucas Martins - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene em homenagem as mulheres de destaque do Estado de SP em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dra. Damaris Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Telma Brenha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em homenagem as mulheres de destaque do Estado de SP em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Viviane Ferreira Campos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ato Solene em homenagem as mulheres de destaque do Estado de SP em ambiente virtua<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ato Solene em homenagem as mulheres de destaque do Estado de SP em ambiente virtua<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ato Solene em homenagem as mulheres de destaque do Estado de SP em ambiente virtua<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283046.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ato Solene em homenagem as mulheres de destaque do Estado de SP em ambiente virtua<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283047.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência pública realizada em ambiente virtual nesta terça-feira (8) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada Dra. Damaris Moura (PSDB) homenageou mulheres de destaque em diversas áreas de atuação no Estado de São Paulo, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Também presidente da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres na Alesp, ela falou sobre a importância da data e comentou as dificuldades vividas diariamente pela população feminina.

"Temos que refletir no dia de hoje sobre o importante papel que temos que desempenhar na sociedade. É um desafio diário lutar para mudar cenários que representam no nosso país dolorosas realidades como o assédio e a violência doméstica", falou.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, uma mulher foi sexualmente agredida a cada 10 minutos e um feminicídio foi registrado a cada sete horas.

Telma Brenha, coordenadora da campanha Quebrando o Silêncio, projeto de prevenção contra o abuso e a violência doméstica que comemora 20 anos em 2022, foi uma das homenageadas. Ela pediu para que todas as ouvintes se valorizassem e entendessem a sua importância para alcançar as suas conquistas.

"Deus não fez mulher para ser esbofeteada e abusada. Neste dia 8 de março eu desejo que você, mulher, entenda o propósito da sua vida e com determinação siga em frente para buscar e realizar os seus objetivos", disse.

Outra homenageada, a psicopedagoga Viviane Ferreira descobriu que estava com câncer de mama quando tinha apenas 34 anos. Graças ao diagnóstico precoce, ela conseguiu controlar a doença e passou a distribuir rosas durante o mês do Outubro Rosa para incentivar a realização de exames periódicos visando evitar casos graves da enfermidade.

"Mulheres, nós temos que conhecer o nosso corpo. Temos que fazer os exames de rotina. A única forma de sair dessa doença é fazer os exames, fazer o tratamento o mais rápido possível e ter coragem", falou.

Franceli de Oliveira Castanho, escrivã de polícia de Salto de Pirapora que arrecadou fundos junto a empresários do município para criar uma sala especializada em atendimento à vítimas de violência na delegacia em que trabalha, afirmou que durante o seu trabalho busca apaziguar o sofrimento das vítimas e oferecer alternativas para se distanciá-las do agressor.

"Eu tento amenizar e dar o meu melhor porque o sofrimento já foi e o que não deveria ter ocorrido já ocorreu. A minha sala é diferente das outras da delegacia porque eu quero que a vítima se sinta acolhida. Quero que ela abra o seu coração para que eu possa ajudá-la e que ela saia com a esperança de mudar a sua situação", disse.

Durante o encerramento, a deputada Dra. Damaris Moura destacou que "as homenageadas representam centenas de mulheres que estão empenhadas em defender o direito de outras mulheres".

Todas as homenageadas receberam um certificado da Assembleia Legislativa de São Paulo pelas ações realizadas em suas respectivas áreas de atuação.


alesp