Estado de São Paulo Transparência ALESP

Célia Leão

A paulistana Célia Leão é deputada estadual pelo PSDB, está em seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ficou paraplégica aos 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel. Casada, mãe de três filhos, Célia Leão é uma das parlamentares mais atuantes de São Paulo, tendo como base política a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, área onde atua há mais de 35 anos, defesa da mulher, dos idosos, da criança e do adolescente.

É uma das fundadoras do PSDB em Campinas. Foi vereadora e em 1996 foi candidata à prefeita na cidade. Chegou ao segundo turno do pleito como a primeira mulher a ter chances reais de eleição para a Prefeitura na história do município.

Ao longo de sua trajetória como deputada estadual, Célia Leão apresentou centenas de projetos de lei e conseguiu aprovar várias leis importantes para a população de São Paulo, como a Lei da Acessibilidade, Lei da Recompensa, Lei contra Roubo de Cargas em São Paulo, Lei que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas na beira das rodovias paulistas, criação do Parlamento Jovem, entre muitas outras, além de dezenas de requerimentos, indicações e emendas.

Atualmente Célia Leão preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). É a corregedora da Assembleia Legislativa de São Paulo, membro das Comissões de Assuntos Desportivos, de Ciência e Tecnologia, de Meio Ambiente e coordena a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo.

Foi reeleita em 2014 com 101.660 votos e está exercendo o sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de São Paulo.