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CADA
ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
CADA - Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo
Apresentação
As Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo, ou Avaliação de Documentos e Acesso - CADAs são grupos multidisciplinares e multissetoriais indispensáveis para implantação de manutenção da gestão documental e gestão da informação dentro de uma instituição. Começaram surgir no Brasil nos anos 1990, como resposta à aprovação
da Lei de Arquivos - Lei nº 8.159/1991
.
Atuam na elaboração de Planos de Classificação - PC e Tabelas de Temporalidade de Documentos - TTD. Também fazem a interface com as áreas de negócio visando estabelecer mapas e parâmetros para o trâmite de documentos dentro de uma instituição. Elaboram requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos - SIGADs e podem atuar como um braço de comitês gestores de sistemas corporativos.
No âmbito do acesso à informação e proteção de dados pessoais são as responsáveis pela sistematização das tabelas de acesso e de restrição para o corpus documental e informativo. Além disso atuam como instância consultiva para os fins previstos na
Lei de Acesso à Informação ( LAI ) - Lei nº 12.257/2011
.
A CADA dentro da Alesp
A CADA foi instituída na ALESP por meio da
Resolução nº 877/2011
como um colegiado "permanente e multidisciplinar" com a função de implementar e acompanhar o então nascente esforço de gestão documental da Casa. Suas primeiras tarefas seriam elaborar os Planos de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos (suas primeiras versões foram publicadas em 2013) e garantir a difusão do conhecimento e normas sobre a gestão de documentos e informações.
Posteriormente o grupo atuou na gestão da documentação física (manutenção da tabela e gestão das eliminações) e na definição de passos para o amadurecimento das rotinas administrativas, tendo indicado a necessidade e formulado o pedido para o desenvolvimento de um SIGAD na ALESP.
Recentemente reorganizada pelo artigo 50 da
Resolução nº 925/2021
, a CADA foi elencada como um dos Comitês Temáticos da ALESP com a publicação do
Ato da Mesa nº 8/2023
.
A gestão da informação no contexto da LAI, LGPD, projeto "Alesp Sem Papel" e digitalização de substituição
O advento da LAI e da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, somados à maior complexidade de gestão de informações e documentos no contexto digital e, notadamente em um contexto de hibridização de bases tecnológicas, reforçam a necessidade de se manter a CADA constituída e atuante.
Por esse motivo existe hoje um esforço continuo para definir novos marcos legais para a atuação do colegiado, ao mesmo tempo em que se busca sempre reunir quadros técnicos com experiência e capacidade para responder às demandas aqui apresentadas. A CADA é a responsável pela formulação e aplicação dos programas de gestão, pela orientação das áreas para a gestão transparente da informação, pela elaboração dos instrumentos de gestão (PC e TTD). Além disso, ela deverá difundir informações e promover debates sobre a importância da aplicação das rotinas e dos procedimentos de gestão de documentos nas unidades da ALESP.
No seu horizonte também está, sempre em estreita colaboração com o Comitê de Governança em Privacidade - CGP, a realização de estudos visando à identificação e elaboração de tabela de documentos, dados e informações sigilosas e pessoais da Casa, inclusive para balizar sua atuação nos termos do
Ato da Mesa nº 6/2020
e para a plena adequação da ALESP à LGPD.
Ela é importante no âmbito do projeto "ALESP Sem Papel" coordenando, junto à empresa contratada, os esforços de levantamento, identificação e sistematização de toda a produção documental da ALESP, bem como de seus processos de tomada de decisão, fornecendo as necessárias parametrizações para a solução tecnológica.
Por fim, com a edição do
Ato da Mesa nº 19/2023
a CADA se tornou responsável por conduzir a política de a conversão de documentos físicos em documentos digitais, elaborando inclusive o "Rol de Documentos Passíveis de Conversão (RDPC)" e autorizando as eliminações de matrizes físicas nos termos da lei.
Legislação Federal
Constituição Federal - Artigo 216, § 2º
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados - Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991
Lei de Acesso à Informação ( LAI ) - Lei nº 12.257, de 18 de novembro de 2011
Lei Geral de Proteção de Dados ( LGPD ) - Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018
Normas Internas
Criação e Reestruturação da CADA
Resolução nº 877, de 28 de novembro de 2011 (revogada pela Res. nº 925/2021)
Resolução nº 925, de 02 de fevereiro de 2021
Nomeação de Membros
Decisão da Mesa nº 1.252, de 17 de maio de 2012
Decisão da Mesa nº 2.601, de 14 de agosto de 2012
Decisão da Mesa nº 1.895, de 13 de junho de 2016
Decisão da Mesa nº 5.141, de 05 de setembro de 2017
Decisão da Mesa nº 2.024, de 19 de julho de 2021
Programa de Gestão de Documentos da Alesp, Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos e atualizações
Decisão da Mesa nº 782, de 04 de maio de 1998
Ato da Mesa nº 30, de 26 de dezembro de 2000 (revogado pelo Ato da Mesa nº 11/2019)
Ato da Mesa nº 4, de 20 de março de 2001
Ato da Mesa nº 2, de 16 de março de 2012 (revogado pelo Ato da Mesa nº 2/2013)
Ato da Mesa nº 01, de 18 de janeiro de 2013 (revogado pelo Ato da Mesa nº 2/2013)
Ato da Mesa nº 02, de 1º de março de 2013
Ato da Mesa nº 6, de 14/03/2017 (revogado pelo Ato da Mesa nº 11/2019)
Ato da Mesa nº 18, de 25 de setembro de 2018
Processo Eletrônico para a Aquisição de Materiais e Serviços - Alesp Digital
Ato da Mesa nº 3, de 10 de fevereiro de 2011
Ato da Mesa nº 19, de 24 de outubro de 2018
Programa Alesp Sem Papel
Ato da Mesa nº 13, de 18 de novembro de 2020
Ato da Mesa nº 02, de 07 de fevereiro de 2023
Comitê de Governança em Privacidade
Ato da Mesa nº 29, de 15 de setembro de 2021
Comitê de Governança da Alesp
Ato da Mesa nº 28, de 19 de outubro de 2022
Ato da Mesa 8, de 28 de fevereiro de 2023
Comitê de Governança em Tecnologia da Informação e Comunicação - CGTI
Ato da Mesa nº 29, de 19 de outubro de 2022
Política de Segurança da Informação - PSI e Comitê Gestor de Segurança da Informação - CGSI
Ato da Mesa nº 3, de 03 de fevereiro de 2022
Autorização para a conversão de documentos físicos em digitais
Ato da Mesa nº 19, de 14 de março de 2023
Regulamentação da LGPD na Alesp
Ato da Mesa nº 10, de 28 de fevereiro de 2023
Regimento Interno da CADA
Regimento Interno da Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo
Plano de Classificação de Documentos
Ato da Mesa nº 02, de 1º de março de 2013
Tabela de Classificação de Documentos Atualizada
Ato da Mesa nº 02, de 1º de março de 2013
Rol de Documentos Passíveis de Conversão (RDPC)
Ato da Mesa nº 19, de 14 de março de 2023
Cursos, Palestras e Seminários
ILP - Diálogos Informacionais - Gestão do Conhecimento nas Organizações
ILP - Gestão da Preservação de Documentos Digitais - Ciclo Gestão Documental
ILP - O Que Eu, Servidor Público, Tenho a Ver Com Isso? - Gestão Documental
ILP - Você sabe como a administração estadual gerencia os documentos?
ILP - A Nova Gestão Documental da Era Sem Papel
ILP - Gestão Documental - Sistema de Gestão Arquivística - SIGAD
ILP - Palestra de Gestão Documental - Repositório Digital Confiável e Preservação Digital (completo)
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