Estado de São Paulo Transparência ALESP

Edson Giriboni

Edson Giriboni Veja a imagem ampliada

Partido

Base Eleitoral

PV 

Itapetininga, Região Sudeste do Estado, Bacia Hidrográfica do Alto de Parnapanema 

Área de Atuação

Engenharia, Administração de Empresas 

Fax

Telefone

Sala/Andar

Veículo

  

3886-6555/6556 

T18 a T21/Térreo

AL 049

E-mail

Aniversário

egiriboni@al.sp.gov.br 

06/04 


Comissão Cargo
Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento Efetivo
CPI Cartelização da Citricultura Efetivo
Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor Efetivo
Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho Efetivo
Comissão de Transportes e Comunicações Suplente
Comissão de Atividades Econômicas Suplente

Edson de Oliveira Giriboni, é deputado estadual pelo Partido Verde (PV) e foi secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (2011-2014). Está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. 

Nasceu no município de Itapetininga em 6 de abril de 1953, filho de Orlando Giriboni e Benedita de Oliveira Giriboni. Tem sete irmãos: Ércio, Edno, Élvio, Érico, Elston, Élede e Everson.

É casado com Sandra Brasil Giriboni e tem três filhos: Edson Jr., Rodrigo e Camila.

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e em Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Itapetininga (AEI), com cursos de especialização na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Em 1977, começou na FEPASA, como engenheiro de implantação de obras, na Diretoria de Transportes Metropolitanos. Nos anos seguintes ocupou os cargos de Inspetor da Via Permanente e Obras em Itapetininga; Chefe de Divisão da Via Permanente e Obras em Sorocaba; Gerente de Manutenção de Via Permanente Sorocaba/Botucatu/Santos e Superintendente Geral entre 1993 e 1999.

Foi vice-prefeito de Itapetininga para o período 1989/1992 e 2001/2004.

Nas eleições de 2006, foi eleito deputado estadual pelo Partido Verde (PV), com 47.968 votos. A primeira grande iniciativa foi a realização de um amplo diagnóstico em 45 municípios da Região Sudeste do Estado, culminando com o relatório intitulado “Estudo do Perfil Socioeconômico das Regiões Administrativas do Estado de São Paulo”. Esse relatório foi entregue pessoalmente ao governador José Serra, ao vice-governador Alberto Goldman e aos secretários de Estado. O estudo serve de base para as ações que já estão sendo desenvolvidas.

Em 2010, foi reeleito deputado estadual com 93.128 votos. Convidado pelo governador Geraldo Alckmin, se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Saneamento e Recursos  Hídricos do Estado em janeiro de 2011, cargo que ocupou até abril de 2014. Na última eleição recebeu 105.969 votos. É o único representante da região sudoeste do Estado na Assembleia.