Audiência pública na baixada deverá discutir VLT
19/03/2002 17:40
DA ASSESSORIA
A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) foi informada de que será realizada, no próximo dia 28/3, audiência pública sobre a implantação, na Baixada Santista, do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Desde o início do ano passado, a parlamentar vinha cobrando do governo estadual a realização de um amplo debate regional sobre a instalação desse meio de transporte coletivo. No último dia 5/3, a deputada encaminhou ofício ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Ribeiro Fernandes. "A realização do debate foi um compromisso assumido pelo secretário durante encontro com lideranças políticas regionais, em dezembro do ano passado."
Durante o encontro de dezembro a parlamentar entregou ao secretário um dossiê com cerca de 500 páginas, relatando sua luta em defesa do transporte ferroviário de passageiros na região e a importância do VLT para a Baixada. Além de cópias de ofícios, reportagens, requerimentos de informações, indicações e emendas orçamentárias, o documento também continha um abaixo-assinado com cerca de 10 mil adesões ao VLT.
Segundo a deputada, a audiência pública será uma oportunidade de toda a região conhecer detalhadamente o projeto e opinar para aprimorá-lo. "Vamos continuar lutando até que o VLT entre em funcionamento e ofereça à população um meio de transporte mais ágil, barato e não poluente", frisa a parlamentar, que luta pela valorização do transporte ferroviário de passageiros na Baixada.
Para Maria Lúcia, a implantação do VLT é fundamental para o processo de desenvolvimento da Baixada, que deverá ter um crescimento populacional após a conclusão das obras da segunda pista da rodovia dos Imigrantes. "Estimativas apontam que cerca de 1 milhão de pessoas deverão vir residir na região. A segunda pista deverá estar pronta no fim deste ano, enquanto o projeto do VLT sequer saiu do papel. Sem este sistema de transporte o trânsito na Baixada poderá ficar caótico", pondera Prandi.
"Por isso, defendo que, no caso de não haver interesse da iniciativa privada, o governo estadual assuma a implantação do VLT. O VLT é tão estratégico para a Baixada como é o Metrô para São Paulo, onde o governo arca com os recursos necessários", frisa Prandi.
De acordo com informações divulgadas pela imprensa, o projeto todo poderá chegar a R$ 280 milhões e deverá ser executado em quatro etapas.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Euclides da Cunha, 160 anos: o legado de 'Os Sertões' no Interior Paulista
- Deputado estadual de SP adere à caminhada em prol de ex-presidente
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Aos 75 anos, Dutra consolida desenvolvimento econômico de São Paulo e do Brasil
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações