1º secretário é eleito presidente nacional do PT


29/04/2011 21:51

Compartilhar:

Deputado Rui falcão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/RUIFALCAOw.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Rui falcão, foi eleito por unanimidade nesta sexta-feira, 29/4, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores em reunião do Diretório Nacional, em Brasília. Rui Falcão assume a presidência depois de José Eduardo Dutra anunciar a saída do cargo por problemas de saúde. Em 2013 será realizado um novo processo de eleições internas do partido para escolha da nova direção nacional

Conforme o novo presidente, a primeira tarefa do partido é dar suporte ao governo federal. "Uma das nossas principais tarefas pelo próximo período é dar sustentação ao processo de mudanças que o presidente Lula começou e que a presidenta Dilma está mantendo", disse. "Outro ponto é o fortalecimento do partido com a classe trabalhadora, além de disputar com as velhas ideias conservadoras e neoliberais que têm sido derrotadas nas últimas eleições, mas que querem guiar nosso governo", acrescentou.

Rui Falcão explicou ainda que a nova presidência do PT será feita de forma coletiva com as bancadas parlamentares do PT, militância e lideranças. "O PT se formou através da liderança coletiva e, por isso, a presidência do partido tem que expressar esse sentimento. É desta maneira que alcançaremos um avanço partidário", afirmou.



Biografia



Rui Goethe da Costa Falcão nasceu em Pitangui (MG), em 26 de novembro. É Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, em 1967. Foi jornalista de importantes periódicos como A Gazeta, Folha de S. Paulo, Notícias Populares, Jornal da Tarde e Diário da Noite, todos de São Paulo, além de diretor de redação da revista Exame, entre 1977 e 1988.



Filiado ao PT desde 1982, Falcão foi deputado estadual por São Paulo nos anos de 1990, 1994 e 2006, tendo sido em 1995/1996 líder do Partido na Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre 1989 e 1992 foi presidente do Diretório Municipal do PT em São Paulo quando coordenou a campanha para Prefeitura de São Paulo de Eduardo Suplicy.



Foi presidente do Diretório Nacional do PT em 1994 e coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente nesse mesmo ano. Deputado federal por São Paulo, assumiu o mandato em 2000, mas licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria de Governo da cidade de São Paulo na administração de Marta Suplicy. Em 2004, foi candidato ao lado de Marta Suplicy, na vaga de vice-prefeito de São Paulo.



Nas eleições 2010, Rui Falcão foi reeleito deputado estadual em São Paulo com 174.691 votos na coligação PRB / PT / PR / PT do B, ano em que foi o coordenador de comunicação da vitoriosa campanha de Dilma Roussef a Presidência da Republica do Brasil. Em 15 de março de 2011, foi eleito com 92 votos 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para o biênio 2011/2013.



rfalcao@al.sp.gov.br

alesp