Morre ex-deputado Altimar Ribeiro de Lima
Faleceu no dia 26 de maio de 2009, no Hospital TotalCor, nesta Capital, o ex-deputado estadual Altimar Ribeiro de Lima, de broncopneumonia com fibrilação atrial. Altimar nasceu na cidade de São Paulo, em 31/05/1924, filho de Diógenes Ribeiro de Lima (ex-deputado estadual e presidente da Alesp) e Alice Leite Lima.
Formou-se em Engenharia na Universidade Mackenzie, antes de ser eleito.
Elegeu-se três vezes vereador pela Câmara Municipal de São Paulo, em 1948, ainda muito jovem, aos 24 anos, com 1.603 votos, pelo Partido Social Progressista (PSP). Em 1952, reelegeu-se vereador com 5.984 votos, também pelo PSP; e, em 1956, com 7.544 votos pela mesma legenda. Licenciou-se duas vezes: de 4/2/1955 até 21/6/1955, e de 25/9/1957 a 6/8/1958, para ocupar o cargo de secretário municipal de Obras.
Em 11/3/1959 renunciou ao mandato de vereador por ter sido eleito deputado estadual, pelo PSP, com 14.708 votos.
Foi deputado estadual por três legislaturas consecutivas: 4ª legislatura (1959/63), quando obteve 14.708 votos, concorrendo pelo PSP, partido dirigido por Adhemar de Barros; foi reeleito para a 5ª legislatura (1963/67), pelo PTB, partido do então presidente João Goulart, alcançando 10.951 votos. O deputado Altimar Ribeiro de Lima participou das festividades de transferência do prédio da Assemblleia Legislativa, do parque D. Pedro 2ª, para o novo edifício no parque do Ibirapuera, em 25 de janeiro de 1968, sendo reeleito novamente para o terceiro mandato, à 6ª legislatura (1967/71), concorrendo pela Arena, partido que apoiava o governo militar, alcançando a sua mais expressiva votação: 16.142 votos, nessa legislatura foi testemunha do fechamento da Assembleia Legislativa, por 1 ano e meio, com base no Ato Institucional (AI) nº 5/1968, pelo qual foram cassados 25 parlamentares.
Teve quatro filhos com sua primeira esposa, Sra. Lieselotti Ribeiro de Lima: Teresa Cristina Ribeiro de Lima, Altimar Augusto Ribeiro de Lima, Luiz Carlos Ribeiro de Lima e Aluisio Ribeiro de Lima. Com sua morte deixou três filhos, tendo em vista que sua filha Teresa já havia falecido, e nove netos. Casou-se pela segunda vez com a Sra. Cecy Stella Fagá, união de 24 anos, sem filhos.
O velório está sendo realizado na Assembleia Legislativa e o féretro segue às 10h de amanhã para o Cemitério da Consolação, com sepultamento às 11 horas.
*Advogada e pesquisadora da Assembleia Legislativa
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- São Bento do Sapucaí une aventura e preservação ambiental no Interior de São Paulo
- TV Alesp terá cobertura especial do desfile de 7 de setembro em São Paulo
- São Paulo concentra maior comunidade chinesa do país e fortalece relações entre Brasil e China
- ILP abre espaço para produção universitária
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Cripta da Sé preserva memória de líder indígena essencial à fundação de São Paulo
- Brotas é destino para quem busca aventura e encontro com a natureza em São Paulo
- Morango vira símbolo da história, economia e turismo de Atibaia
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações