Assembleia aprova Política Estadual de Participação Social
A instituição da Política Estadual de Participação Social " PEPS e do Sistema Estadual de Participação Social " SEPS foi aprovada nesta quarta-feira , 3/12, por unanimidade em plenário.
O projeto de lei, de autoria da Bancada do PT, tem como objetivo fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública estadual e a sociedade civil.
"Defendemos a democratização do Estado como forma de garantir ao cidadão condições de participar do planejamento efetivo das ações do governo, além de poder fiscalizar ainda mais as ações do executivo cotidianamente. Trata-se, no fundo, de garantir mais cidadania aos que desejam contribuir com a melhoria do nosso Estado", afirmou o líder da Bancada do PT, deputado João Paulo Rillo.
O PL prevê que os órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, respeitadas as especificidades de cada caso, passem a considerar as instâncias e os mecanismos de participação social, previstos nesta lei, para a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação de seus programas e políticas públicas.
Na justificativa, os parlamentares petistas afirmam que "a democracia participativa é o caminho entre a institucionalidade dos governos e parlamentos e a efemeridade das mobilizações de rua".
Agora, o PL será encaminhado para sanção ou veto do governador Geraldo Alckmin, que terá 30 dias para dar seu parecer.
joaopaulorillo@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- TV Alesp mobiliza equipe completa na cobertura ao vivo das Eleições 2026
- Alesp concede Colar de Honra a Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabela Nardoni
- A história e o amor de Santos Dumont pelo estado de São Paulo
- Expoflora transforma Holambra em celebração de flores, tradição e cultura holandesa
- Tarsila do Amaral: a artista que reinventou a imagem do Brasil
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições