Dia da Turquia é comemorado na Assembleia
01/06/2015 18:45 | Da Redação - Fotos: Márcia Yamamoto
A comunidade turca de São Paulo compareceu na última sexta-feira, 29/5, ao Plenário Juscelino Kubitscheck da Assembleia Legislativa para comemorar o Dia da Turquia. O presidente da Casa, deputado Fernando Capez, disse que ¿a solenidade visa ao fortalecimento dos laços entre os povos brasileiro e turco¿.
Primeiro a falar na sessão solene, o deputado José Américo (PT) fez as honras da casa na recepção aos turcos, comentando um pouco a história do Império Otomano, principalmente da derrota que os turcos impuseram a Churchil em Dardanelos, na tentativa da tomada de Istambul pelas forças inglesas, australianas e neozelandesas, e de como esse fato influenciou positivamente o povo turco para o surgimento da nova Turquia, país que José Américo conheceu e classificou como educado, com boa distribuição de renda e com preocupação na formação cultural de sua juventude. José Américo falou também das similaridades históricas entre a Turquia e o Brasil - lembrando que ambos tiveram inspiração na mesma corrente de pensamento, o positivismo, ¿tanto que um dos primeiros partidos dos jovens turcos se chamava Ordem e Progresso¿, frase positivista da bandeira brasileira -, além de outras, como o gosto pelos doces e a afetividade.
Falaram também durante o evento: o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira, Guray Sirkecioglu, que comemorou o aumento dos negócios entre Turquia e Brasil que chegam, segundo ele, a R$ 2 bilhões anuais; o desembargador Sergio Ribas, que representou o Tribunal de Justiça de São Paulo e declarou que espera conhecer a Turquia como realização de um grande sonho, parabenizou os turcos pelo seu dia e externou sua expectativa no estreitamento das relações entre as duas nações; e o presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafá Goktepe, que considerou Capez ¿ótimo anfitrião¿, falou da aproximação dos dois países, e convidou os brasileiros a conhecer a Turquia que, segundo ele, ficou muito conhecida no Brasil depois da novela Salve Jorge, de Glória Perez.
No encerramento, foram oferecidas mutuamente placas alusivas à data.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Guararema desponta com infraestrutura de atendimento a turistas e fica pertinho da capital
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- CPI vê falhas no controle de materiais contaminantes e pede nova investigação em relatório final
- Resgate da história ferroviária e cultural de Paranapiacaba atrai turistas no ABC Paulista
- Cuidadores de animais domésticos transformam paixão em negócio e impulsionam empreendedorismo
- Relatório de CPI propõe novas regras para transporte e destinação de resíduos em São Paulo
- Do campo ao copo: São Paulo lidera produção de cerveja no Brasil com 23% do total
- Patrimônio histórico e gastronomia impulsionam o turismo em Bueno de Andrada
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações