Presidente da Assembleia é agraciado com o Colar Carlos de Souza Nazareth

Honraria é concedida em reconhecimento a serviços à sociedade
16/07/2015 18:54 | Da redação Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172938.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades com bandeira da Revolução<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Burti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Fernando Capez exibe diploma de honraria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edimara de Lima ao microfone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172945.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fernando Capez (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, foi agraciado, nesta quinta-feira, 16/7, com o Colar Carlos de Souza Nazareth, em cerimônia realizada no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932, por iniciativa do conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo.

Receberam também o colar o coronel da Polícia Militar Mário Fonseca Ventura, atual presidente da Sociedade Veteranos de 32 " MMDC, e o município de Buri " por intermédio de seu prefeito Cláudio Romualdo Ú Fonseca, onde aconteceu a maior batalha durante a Revolução Constitucionalista.

Os trabalhos foram abertos por Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. "Eventos como este são importantes para manter viva a memória daqueles que lutaram pela liberdade e pela legalidade e para fornecer referências morais num momento em que a sociedade parece anestesiada", observou Burti.

Fernando Capez saudou as autoridades presentes e disse considerar que a cerimônia traz grande simbologia. "Vivemos uma crise ética e moral sem precedentes. É uma crise de credibilidade e de valores. Quando recebemos uma medalha como esta, nossa responsabilidade aumenta. Os jovens aqui sepultados saíram prematuramente da vida porque não se omitiram. São estes os valores que precisamos resgatar", declarou.

Participaram do evento Francisco Giannoccaro, coordenador geral do conselho do Colar Carlos de Souza Nazareth da Associação Comercial de São Paulo, e Edimara de Lima, coordenadora geral do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo, além de outras autoridades da Associação Comercial.

O coral da Polícia Militar entoou o Hino Nacional e canções como "Passos do Soldado Paulista", "Va Pensiero", "Canção do Expedicionário" e "Travessia". No final, Alencar Burti depositou coroa de flores no columbário onde se encontram os restos mortais do presidente Carlos de Souza Nazareth.

O Colar Carlos de Souza Nazareth foi criado para homenagear pessoas e instituições que, por seus relevantes serviços prestados à sociedade, se tornaram dignas de público reconhecimento. Entre os homenageados em anos anteriores estão o governador Geraldo Alckmin, o poeta Paulo Bomfim, o presidente da Academia Paulista de Letras, Ives Gandra da Silva Martins, Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, e Inezita Barroso, professora, cantora, apresentadora e atriz.

O colar tem o nome de Carlos de Souza Nazareth, presidente da Associação Comercial de São Paulo durante a eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932, que marcou os esforços paulistas em busca de uma nova Constituição para o país e maior abertura democrática. O colar foi oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Decreto 48.033/2003.

alesp