Comissão apura causas sobre atraso de obras na Linha 18 Bronze do Metrô

Secretários discordam em relação aos motivos que impedem o início da construção
23/11/2015 20:31 | Da Redação: Keiko Bailone - Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

 Clodoaldo Pelissioni e Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clodoaldo Pelissioni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180421.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dario Rais Lopes, Clodoaldo Pelissioni, Orlando Morando, José Maciel e Gabriel Maranhão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Dario Rais Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180422.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Reunião extraordinária da Comissão de Transportes e Comunicações ocorrida nesta segunda-feira, 23/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Transportes apura causas do atraso da Linha 18 Bronze do Metrô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião extraordinária da Comissão de Transportes e Comunicações ocorrida nesta segunda-feira, 23/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rui Stefanelli, assessor da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg180426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião extraordinária da Comissão de Transportes e Comunicações ocorrida nesta segunda-feira, 23/11, os secretários Dario Rais Lopes e Clodoaldo Pelissioni, discordaram sobre as causas do início das obras da Linha 18 Bronze do Metrô.

Rais Lopes, secretário nacional de Mobilidade Urbana, deixou clara sua posição de não estar certo de que o monotrilho seja opção mais adequada para o trecho, embora o governo federal não faça objeções a qualquer ação de financiamento. A seu ver, há incertezas sobre o êxito do monotrilho, por isso seria melhor que houvesse a consolidação de uma linha antes de se iniciar a construção de outras, como o pretendido. Para ele, o atraso no início das obras pode ser aproveitado, inclusive, para uma revisão no projeto. "O atraso não é problema porque permitirá uma implantação melhor. Procuramos certeza antes de dar o próximo passo; um pouco de prudência", declarou.

Entretanto, a não liberação do dinheiro pelo governo federal não tem a ver com o modal escolhido. Segundo Rais Lopes, o fato que impediu a liberação da verba federal foi o fato de o governo estadual não ter previsto os recursos necessários para bancar as desapropriações necessárias, o que deveria ser feito antes mesmo de licitada a obra.

Contestações

As palavras de Rais Lopes foram contestadas primeiro por Pelissioni, secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, e também pelos secretários municipais e vereadores que representavam, nesta reunião, as três cidades do ABC que serão interligados pela Linha 18 (São Caetano, São Bernardo e Santo André) à capital paulista.

Pelissiani esclareceu que a Parceria Público Privada (PPP) para a Linha 18 foi assinada em agosto de 2014, sendo que a partir dessa data haveria ainda mais seis meses para a execução do contrato. Citou cifras e informou que havia uma autorização, aprovada pela Assembleia Legislativa, para empréstimo de R$ 1,2 bilhão, ainda a ser liberado pelo governo federal, através do BNDES. Entretanto, esse valor estaria vinculado à liberação de outros R$ 500 milhões, que seriam utilizados para as desapropriações, com aval da Caixa Econômica Federal, através do Comitê de Financiamento Externo (Cofiex). A liberação desses valores ainda não ocorreu e, segundo e-mail entregue ao deputado Orlando Morando, "não há previsão do Cofiex para liberação desses recursos."

Rui Stefanelli, assessor da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões, afirmou que "não há erro de projeto funcional", no que foi corroborado pelo secretário de Transportes de São Bernardo do Campo, Oscar José Garneiro Silveira Campos, para quem o modal escolhido é adequado: "os monotrilhos já estão consolidados em outros países".

Silveira Campos explicou ainda que as desapropriações, em outros traçados, seriam mais onerosas e que o sistema subterrâneo havia sido descartado por ser de três a quatro vezes mais caro pelo fato de a região possuir muitos rios. "O modal que mais se encaixou foi o monotrilho", concluiu.

alesp