Envie      Impressão

FLASH - Cauê Macris é eleito presidente do Legislativo para o biênio 2017/2019

Da redação - Fotos: Vera Massaro e José A. Teixeira

Cauê Macris (centro) é eleito presidente da Assembleia

Acaba de ser eleito o presidente da Assembleia para o biênio 2017/2019. O deputado Cauê Macris (PSDB) assume a partir de agora os trabalhos da sessão desta quarta-feira, 15/3, para conduzir o processo de eleição dos próximos cargos da Mesa Diretora da Alesp. Após a eleição do primeiro vice-presidente, Cauê Macris dará entrevista coletiva, no anexo do salão nobre.

Biografia

O novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB) já foi líder do Governo no Parlamento paulista, quando articulou a votação de projetos de interesse da gestão junto às bancadas da Casa. Entre as propostas aprovadas nesse período destaque para empréstimos junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para beneficiar municípios paulistas; Parcerias Público Privadas para habitação; criação de quatro novas frentes do programa Via Rápida do Emprego; e criação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

A política na vida de Cauê Macris vem de berço. Seu pai, Vanderlei Macris (PSDB-SP), foi eleito para 7 mandatos consecutivos como deputado estadual, além de presidir o Parlamento paulista de 1999 a 2001. Vanderlei também foi eleito deputado federal e atualmente é o 1º vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados.

Cauê entrou na política aos 16 anos. Com a ajuda de Lila Covas, esposa de Mário Covas, ingressou no Projeto Tucaninhos, destinado a formar futuras gerações do seu único partido em toda a trajetória política, o PSDB.

Em 2002 o tucano chega à presidência da Juventude do PSDB de Americana, sua cidade natal, e também assumiu a vice-presidência da Juventude do PSDB do Estado de São Paulo. Aos 21 anos foi eleito como o oitavo vereador mais votado de Americana e, aos 24, assumiu, eleito por unanimidade, a presidência da Câmara Municipal de sua cidade para o período de 2010 e 2011. Neste tempo, Macris foi o autor da primeira lei do Brasil a proibir o tabaco em locais de uso coletivo e também criador do Estatuto de Defesa e Proteção dos Animais, que defende a posse responsável de bichos de estimação.

Eleito deputado estadual pelo PSDB aos 27 anos, Cauê Macris apresentou o projeto de lei que pune com multa e até fechamento os estabelecimentos que comercializarem bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

Durante os mandatos na Alesp, o deputado foi escolhido, por dois anos consecutivos (2013 e 2014), como relator do Orçamento estadual, o qual garante os investimentos realizados pelo Executivo nos 645 municípios paulistas. Em 2014, foi eleito líder da bancada do PSDB, tornando-se o mais jovem deputado a comandar a maior bancada do Parlamento.

Agora aos 33 anos, Cauê Macris, assume a presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Cauê Macris