Comissão discute propostas para idosos e deficientes visuais


28/06/2017 18:27 | Vinicius Moreira - Foto: Maurício G. de Souza

Compartilhar:

Deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Redação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204433.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Redação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Salim Curiati <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto de lei que aumenta a participação dos idosos no mercado de trabalho teve parecer favorável em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, nesta quarta-feira, 28/6. Pela proposta, as empresas privadas precisariam contratar no mínimo 2% de idosos para o seu quadro funcional. O projeto 536/2016 é de autoria do deputado Cezinha de Madureira (DEM) e propõe "melhorar a autoestima e complementar os rendimentos dos idosos".

Outra proposta com parecer favorável da comissão obriga estabelecimentos comerciais e instituições financeiras a emitirem senhas impressas em braile e chamada de voz para facilitar o acesso das pessoas com deficiência nas filas de espera. Para o deputado Rafael Silva (PDT), autor do projeto 308/2017, são mais de 5 mil pessoas com algum de tipo de deficiência apenas em Ribeirão Preto. "As pessoas com deficiência visual entram nos estabelecimentos e se deparam com mais um grande obstáculo: a falta de adaptação do sistema de senhas de espera", diz.

Além da presidente da comissão, Célia Leão (PSDB), estiveram presentes os deputados Teonílio Barba (PT), Marcos Zerbini (PSDB), Geraldo Cruz (PT), Carlos Cezar (PSB), Feliciano Filho (PSC), Marta Costa (PSD), Gilmaci Santos (PRB), Antonio Salim Curiati (PP) e Edmir Chedid (DEM).

alesp