50 anos do Centro Paula Souza é comemorado com homenagem no Legislativo paulista


09/12/2019 09:34 | Sessão solene | July Stanzioni - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245476.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Centro Paula Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Laura Laganá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245469.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Armando Natal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245470.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Klauber José <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245471.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Ferreira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245472.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Centro Paula Souza	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245473.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Centro Paula Souza	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245474.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Centro Paula Souza	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245475.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O cinquentenário do Centro Paula Souza, o maior polo educacional tecnológico do Esta­do de São Paulo, foi comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa paulista. A instituição conta hoje com mais de 297 mil alunos matriculados em 223 Escolas Técnicas (Etecs), 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e classes descentralizadas presentes em mais de 300 municípios.

"O Centro Paula Souza ao longo desses 50 anos deu uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico de São Paulo, formando profissionais em várias áreas. Forma­mos para o setor da indústria, do comércio, do setor agrícola. Ao longo desse tempo nós conseguimos inserir muitos jovens e adultos no mercado de trabalho. Pessoas que hoje estão à frente de grandes empresas, pois o Centro Paula Souza tem sido parceiro do desenvolvimento econômico. Todo país para poder crescer e se inserir no desenvolvimento pleno nacional e internacional, precisa ter pessoas qualificadas", declarou Laura Laganá, diretora- superintendente do Centro Paula Souza.

Expansão

A instituição também é reco­nhecida pela qualidade dos seus cursos de pós-graduação (strictu e lato sensu). A atual gestão quer triplicar o número de vagas para os estudantes em todo o Estado de São Paulo. "A ideia é fazer isso dentro das nossas Etecs e Fatecs, mas também dentro da infraestrutura disponível em nossas escolas estaduais e municipais para que consigamos esse objetivo rapidamente. Hoje, com a mudança demográfica, temos que otimizar a infraestrutura física existente e garantir o fortalecimento dos nossos professores, que são quem formam nossos alunos e ainda expandir o acesso dos jovens aos cursos em todo o Estado", afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Inovação, Patrícia Ellen da Silva.

O governo estadual vem, ao longo dos últimos dez anos, fazendo um forte investimento na instituição. Segundo o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), o repasse de verbas continuará acontecendo conforme previsão orçamentária para 2020.

"É muito importante o trabalho que todas as Etecs e Fatecs realizam no Estado de São Paulo. São quase 300 cidades atingidas. Aqui nós somos responsáveis por votar o Orçamento do Estado, que é o que pode garantir novas construções, novos recursos. É isso que nós temos feito, ao longo do tempo. Sempre garantindo que o Centro Paula Souza não pare de se expandir. A qualificação profissional é um dos pontos fundamentais para que as empresas venham para o nosso Estado, fazendo de São Paulo um diferencial nesse aspecto", finalizou o presidente.

alesp