Alesp promove audiência pública sobre a valorização do Terceiro Setor

Evento debateu a importância das organizações sociais e das parcerias firmadas entre a sociedade civil e o Governo
19/04/2023 17:37 | Audiência Pública | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Audiência Pública no Auditório Kobayashi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298985.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública debate o terceiro setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298986.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública debate o terceiro setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298988.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igor Ferrer fala durante a audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública no Auditório Kobayashi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298972.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (19), uma audiência pública sobre o fortalecimento do Terceiro Setor, as políticas públicas sobre o tema e a participação social do Estado de São Paulo na área. O evento ocorreu no Auditório Paulo Kobayashi e foi solicitado pela deputada Márcia Lia (PT).



Terceiro Setor é o termo utilizado para indicar as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. Os desafios e as vantagens entre as relações da área com os Governos Federal e Estadual foram alguns dos principais temas abordados. Estiveram presentes no evento vereadores, representantes de cooperativas, lideranças, associações e institutos do Estado de São Paulo.

A Mesa Diretora do evento foi composta pela deputada Márcia Lia (PT); o diretor de parcerias com a sociedade civil junto à Secretaria Geral da Presidência, Igor Ferrer; o diretor do Escritório de Representação do Ministério das Relações Institucionais em SP, Fábio Manzini; o secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de SP, Marcos Penido; e o assessor parlamentar da Alesp, Marcos Ernandes.

"O Terceiro Setor vem lutando com muita dificuldade, coragem e disposição. Seu objetivo é fazer com que a vida das pessoas seja cada dia melhor e, para isso, o Terceiro Setor cumpre um papel fundamental. Se não fosse ele, a sociedade não seria tão bem organizada como tem sido", declarou Márcia Lia.

Segundo o secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de SP, Marcos Penido, o terceiro setor é um grande parceiro do Governo Estadual. Ele atua nas Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte, Pessoa com Deficiência e também na Habitação. "O Governo está aberto a cada vez mais poder trabalhar junto com o Terceiro Setor, que é a sociedade civil organizada, para que juntos possamos realizar as obras e ações efetivas que a população anseia nesses setores", complementa Penido.

As organizações

De acordo com o diretor de parcerias com a sociedade civil junto à Secretaria Geral da Presidência, Igor Ferrer, São Paulo é o Estado com o maior número de organizações sociais registradas. Isso mostra o quanto o Estado depende bastante dessas organizações para a execução de diversas políticas, como nas áreas de saúde, assistência social e educação. "Acredito na importância de ouvir a sociedade e retomar esse diálogo para que possamos aprimorar as políticas públicas", destaca Ferrer.

Igor explica que essas organizações sociais enfrentaram, nos últimos anos, algumas dificuldades, por conta de um contexto de fechamento dos espaços públicos, redução das políticas públicas e desafios gerados por conta da pandemia. Então, ter uma sociedade fortalecida quer dizer ter um processo democrático fortalecido.


alesp