Deputado participa de audiência pública para apoiar Escolas Cívico-Militares em Sorocaba
20/06/2024 12:30 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Danilo Balas

Na tarde desta última segunda-feira (17), o deputado estadual Danilo Balas participou de uma audiência pública, de iniciativa do vereador Dylan Dantas, que aconteceu na Câmara Municipal de Sorocaba. O debate focou na importância da implementação das Escolas Cívico-Militares no ensino das crianças e jovens sorocabanos. Balas, defensor da iniciativa, destacou seu voto pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) n. 9/2024, no Plenário da Assembleia Legislativa, que estabelece a implantação do Programa das Escolas Cívico-Militares no Estado, aprovado no último dia 21 de maio. A votação contou com 54 votos a favor e 21 contra.
No dia 27 de maio deste ano, o governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de sua autoria, que se tornou a Lei Complementar Estadual n. 1.398 em todo o Estado.
Estiveram presentes inúmeras autoridades locais, incluindo vereadores, oficiais da Polícia Militar, profissionais da educação e moradores interessados no tema. O Deputado Estadual, Tenente Coimbra, amigo de Danilo Balas no parlamento paulista e também defensor dessa modalidade de ensino, participou via Zoom.
A proposta de criação do Programa Escola Cívico-Militar visa melhorar a qualidade do ensino, combater a violência e promover a cultura de paz nas escolas, sob a responsabilidade das Secretarias Estaduais da Educação e da Segurança Pública. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começará a implementar o programa ainda neste ano em escolas com desempenho abaixo da média estadual e alta vulnerabilidade social, com previsão de 50 a 100 escolas adotando o modelo.
A implantação do programa requer o consentimento das comunidades escolares, obtido por meio de consultas públicas anunciadas no Diário Oficial com 15 dias de antecedência. O programa envolve a participação de policiais militares da reserva na disciplina e no civismo, sem afetar a parte pedagógica, podendo ser aplicado em escolas já existentes ou em novas construções escolares.
O modelo não substituirá programas existentes da Secretaria de Educação, mas complementará as ações pedagógicas com valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito. A Secretaria da Educação cuidará do currículo e da formação dos professores, enquanto a Secretaria da Segurança Pública indicará os policiais da reserva. Os custos com os policiais, estimados em R$ 7,2 milhões anuais, serão pagos pela Educação, sem impacto adicional no orçamento previsto para as escolas regulares.
O vereador Dylan Dantas lembrou que, em 2021, Sorocaba já havia implementado o modelo de escola cívico-militar na Escola Municipal Matheus Maylasky, com base no programa do governo federal da época. No entanto, a iniciativa foi suspensa pela Justiça devido ao não cumprimento de requisitos específicos. "Esse modelo de ensino transformará a vida de nossas crianças e jovens. É isso que queremos para Sorocaba," disse o vereador.
"Desde o primeiro ano de nosso mandato, iniciado em 15 de março de 2019, defendo os princípios dessa modalidade de ensino, pois contribuirá para o respeito aos valores cívicos e sociais, a segurança de alunos e professores, e a melhoria da qualidade de ensino, preparando os jovens para o mercado de trabalho. Eu tenho orgulho de ter votado sim no projeto de lei complementar que determina a implementação das Escolas Cívico-Militares no nosso Estado," disse Danilo Balas.
Danilo Balas destacou, também, que após a aprovação do PLC na Alesp, protocolou, imediatamente, a Indicação n. 4190/2024, para pedir ao Governador Tarcísio de Freitas e ao Secretário Estadual Renato Feder a realização de estudos e procedimentos para a implantação dessas escolas em Sorocaba. "Queremos uma Sorocaba bem melhor para as nossas crianças e jovens. Parabéns, vereador Dylan Dantas, pela iniciativa e conte comigo sempre para batalharmos por boas notícias para a nossa cidade," afirmou o deputado Danilo Balas.
Notícias relacionadas
- Governo estadual anuncia Escolas Cívico-Militares em cidades indicadas por deputado
- Primeiro de maio é Dia Estadual do Adolescente Quadrangular em São Paulo
- Deputado propõe Programa de Saúde Mental no Trabalho
- Audiência pública denuncia política de desmonte da educação estadual
- Duas escolas da região de Franca vão adotar o modelo Cívico-Militar
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
- Deputado que idealizou escola cívico-militar projeta 200 unidades do tipo em SP até 2026
- Deputada recebe título de cidadã honorária de Américo Brasiliense
- Deputado participa de homenagem às vítimas do Genocídio Armênio em São Paulo
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações