Governo aprova o seguro do greening e cancro cítrico


29/10/2009 19:11

Compartilhar:

Reunião com representantes de municípios citrícolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/DAVIZAIACANCRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Diário Oficial do Estado publicou no dia 29/10 o Decreto 54.962, que aprova o Projeto Estadual de Subvenção do Prêmio de Seguridade da Sanidade do Pomar Citrícola " ano 2009, o seguro de proteção ao greening e cancro cítrico. A publicação aconteceu poucos depois da realização da Reunião em Defesa da Citricultura, iniciativa do deputado Davi Zaia (PPS), quando a medida foi definida como uma das prioridades do setor. Na ocasião, foi eleita a diretoria da Associação dos Municípios Citrícolas (Amci).

No encontro, que contou com a presença de 26 cidades, 20 prefeitos, 18 vereadores e representantes de diversas entidades, o coordenador da Defesa Agropecuária, da Secretaria Estadual da Agricultura, Cláudio Alvarenga anunciava para breve a concretização do seguro. Uma semana após a reunião saiu a publicação do Diário.

O seguro era reivindicado como uma necessidade imprescindível para amenizar as perdas dos citricultores, que vêm sendo penalizados também pelos preços baixos da laranja e pela concentração do número de indústrias processadoras de suco. Ele foi objeto de conversações em várias reuniões do deputado Zaia, coordenador da Frente Parlamentar da Citricultura, com o secretário estadual João Sampaio.

O seguro de cobertura dos prejuízos provocados pelo greening e cancro cítrico contará com recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista " o Banco do Agronegócio Familiar (FEAP-BANAGRO).

Caberá ao Conselho de Orientação do Fundo estabelecer critérios e fixar os limites globais e individuais dos financiamentos e subvenções. O principal objetivo do seguro é garantir ao segurado a cobertura das perdas do pomar citrícola decorrentes da contaminação pelas bactérias Xanthomonas axonopodis (Cancro Cítrico) e Candidatus liberibacter spp (Greening).



dzaia@al.sp.gov.br

alesp