Escolas de Itu serão municipalizadas


31/01/2006 11:25

Compartilhar:

Marson, Barbosa, Herculano Júnior e Gontijo <i>(a partir da esquerda)</i>: municipalização em Itu beneficia 5 mil crianças<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Giba Itu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como resultado de reivindicações que contaram com o apoio do deputado Giba Marson (PV), o secretário estadual adjunto de Educação, Paulo Barbosa, anunciou hoje a municipalização das 28 escolas estaduais de 1ª a 4ª série do ensino fundamental do município de Itu. A medida atinge 17 escolas da área rural e 11 urbanas, que atendem aproximadamente 5 mil crianças.

Esta era uma das principais solicitações do prefeito Herculano Castilho Passos Júnior (PV) para a área da educação, desde que assumiu a administração municipal, no início do ano passado. Marson intercedeu junto à secretaria por considerar que a municipalização é a saída para garantir ensino de qualidade. "Os recursos passam a ser administrados e aplicados pela prefeitura, que conhece melhor do que ninguém as demandas. Além disso, ela também se encarrega de toda a parte pedagógica e de estrutura", avalia o deputado.

Segundo Herculano Júnior, a interferência do deputado foi fundamental para a municipalização, que permitirá melhor aproveitamento dos recursos públicos, além de favorecer a aproximação entre as instituições de ensino e a comunidade. Sem a medida, Itu perde cerca de 8 milhões de reais por ano, avalia o prefeito.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Educação e de Finanças, Marilda Contijo Eles e Francisco Rocha; a coordenadora do Programa de Municipalização da Secretaria da Educação, Ana Mantovani; e o diretor do Departamento de Suprimento Escolar (DSE), Frederico Rosanski.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp