Paisagista por excelência, Fran recria frente à natureza momentos de feliz e lírica interpretação

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
01/11/2005 15:24

Compartilhar:

Fran, pseudônimo artístico de Francisco Ricardo Gonçalves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRAN.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Barcos na praia"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FRAN OBRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mar, barcos, veleiros, marinhas e marinas são os temas preferidos e incansáveis que Fran pinta com virtuosidade e conhecimento íntimo da natureza. Através de sua audácia tranqüila, seu olho vivo e rápido, e sua amabilidade, o artista convida o observador à contemplação da natureza e no-la restitui marcada pelo seu próprio olhar. Sensível à vida espontânea, ele descreve cenas típicas de nossas praias e do arquipélago dos Açores.

O artista procede sem contradições sobre um trilho de sabedoria, identificando o estímulo criativo de uma apaixonada vontade de conhecimento. Sua disposição em sensibilizar os aspectos da natureza num aprofundado essencial, mais intuitivo que teórico, produz agradáveis resultados.

Eloqüente nos seus respiros de atmosfera, sua pintura não é apenas um mero relato de sugestão. Paisagista por excelência, dedica à paisagem sua versatilidade, não se abandonando a tentações de fácil efeito. Extremamente sensível, Fran sabe colher com rapidez as mutações da paisagem.

Com seu desenho e seu cromatismo, o artista permanece ancorado a uma medida que nasce do íntimo e que se move sobre um esquema descritivo, como necessidade espiritual e de estilo. Seguindo o seu próprio discurso com extrema simplicidade, sua linguagem se mantém coerente no tempo, sem se submeter à influência de modismos.

Em "Barcos na praia", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Fran reafirma os valores mais profundos do ser humano, de alegria e de inquietação, de postura frente à natureza para obter emoções e sensações, sempre recriando um momento de feliz e lírica interpretação.

O Artista

Fran, pseudônimo artístico de Francisco Ricardo Gonçalves, nasceu em São Paulo, em 1966. Bacharel em direito pela Universidade (FMU), Faculdades Metropolitanas Unidas (1990), licenciado em história e geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Cidade de São Paulo (1988 a 1991). Atualmente é professor de história do direito e direito civil das Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG).

Autodidata, iniciou-se na pintura a partir dos 15 anos de idade, retratando aldeias européias, marinas, marinhas, barcos e veleiros, por ocasião de suas visitas aos Açores, terra de origem de seus progenitores.

Participou das seguintes exposições individuais e coletivas: Hotel Meliá, SP (2003, 2004 e 2005); Galeria Santos, SP (2003, 2004 e 2005); Empório das Artes Nancy Rocha, SP (2003); "Encontro de Artes", Clube Espéria, SP; Espaço Paulista, SP; Galeria J. Pedrazzoli, SP; Espaço Spazio Manzatti, SP; Salão de Artes Plásticas, Memorial do Imigrante, SP; e Espaço Cultural do Hotel Águas de Iguaratá, SP.

Possui obras em coleções particulares em Portugal e no Brasil e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp