Parlamentar participa da comemoração dos 80 anos da Usina Henry Borden


31/10/2006 17:08

Compartilhar:

Cerimônia marca os 80 anos da Usina Henry Borden, em Cubatão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO HENRY BORDEN A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Orlando Morando participou da solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO HENRY BORDEN B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Orlando Morando (PSDB) participou na segunda-feira, 30/10, da comemoração dos 80 anos da Usina Henry Borden, em Cubatão, representando o prefeito de São Bernardo do Campo, William Dib. Também compareceu ao evento Mauro Arce, secretário estadual de Energia, Recursos Hidráulicos e Saneamento.

Em seu discurso, o secretário ressaltou a importância histórica da Henry Borden para a geração da energia necessária à industrialização de São Paulo e declarou: "Graças ao bombeamento do rio Pinheiros para a represa Billings, a usina continua a abastecer milhões de pessoas no Estado de São Paulo, representando um marco no setor elétrico brasileiro".

Orlando Morando falou que a preocupação da cidade de São Bernardo com a Billings se deve ao fato de a represa ser responsável por 60% do abastecimento de água da usina. "Manter a Henry Borden funcionando é uma garantia da sobrevivência da represa."

Morando lembrou também que a cidade paulista tem propostas e projetos para que a represa possa continuar viva e não ser bombardeada pelo recebimento de esgotos, preocupação que certamente faz parte também da estratégia do empreendimento.

Antonio Bolognezi, diretor de geração da usina, encerrou a solenidade declarando: "Mesmo com as limitações ambientais de São Paulo, a Henry Borden consegue não só manter-se em funcionamento há 80 anos como suprir a demanda de potência no horário de pico. Continuar a manter a usina em funcionamento é um desafio que gostamos de encarar. A usina está em plena forma, prestando o serviço para o qual foi construída".

omorando@al.sp.gov.br

alesp