Rita Passos assume a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social


09/06/2009 21:47

Compartilhar:

Cerimônia de posse da nova secretária da Assistência e Desenvolvimento Social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/DEPRITAPassos01MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rita Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/DEPRITAPassos24MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador José Serra empossou nesta terça-feira, 9/6, a nova secretária da Assistência e Desenvolvimento Social. A deputada Rita Passos (PV) passou a ser a titular da pasta, ocupada até então por Rogério Amato, que deve exercer função institucional na interlocução entre a prefeitura de São Paulo e o setor privado.

A cerimônia de posse de Rita Passos contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz, que esteve na sede da secretaria acompanhado por mais de vinte deputados estaduais, além do ministro dos Esportes, Orlando Silva, dos secretários estaduais Aluízio Nunes Ferreira (Casa Cilvil), Luiz Antonio Marrey (Justiça e Defesa da Cidadania), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento), Linamara Rizzo Battistella (Direitos das Pessoas com Deficiência) e José Luiz Portella (Transportes Metropolitanos), da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio, de vereadores, prefeitos de várias cidades, inclusive do prefeito de Itu, Herculano Passos, marido da secretária, e lideranças do Partido Verde.



O governador José Serra destacou a experiência da secretária Rita Passos como pedagoga, administradora, parlamentar, militante ecológica e na função de presidente do Fundo Social do Município de Itu. Quanto ao antigo secretário, o governador definiu seu perfil como o de um gestor atento, eficiente e sensível às questões sociais, que formatou importantes programas em sua gestão. Serra destacou a importância de a estrutura da secretaria ser preservada.

Ao falar das atribuições da pasta, José Serra disse se tratar de uma área difícil, cujo traço peculiar é lidar com pessoas que têm alguma vulnerabilidade. "Trabalho social já é difícil na bonança. O que dizer nos períodos de crise?", ponderou.

Segundo o governador, o seu estilo de gestão não é o de disputar com secretários. Disse que, ao contrário, procura estimular seus colaboradores a aparecerem e a serem criativos e propositivos. "Diferentemente do que se diz por aí, não sou centralizador. O grau de liberdade dos secretários é imenso. Mas, cobro bastante e tenho boa memória. Não digo coisas ociosas. Toda palavra dita por mim tem importância", declarou.



Vou me desdobrar



A secretária Rita Passos disse que o convite do governador para que ela assumisse a Secretaria representa uma responsabilidade muito grande, para a qual ela se desdobrará no intuito de cumpri-la com eficiência. "Vou trabalhar muito. Vou me desdobrar. As pessoas em minha cidade sabem como sou. Dizem que sou ligada no 220."

Aos correligionários do Partido Verde, Rita Passos disse que representará a legenda com dignidade e que mostrará que seu partido está preparado para assumir funções administrativas importantes em qualquer nível de governo.

Rita Passos também agradeceu seus colegas da Assembleia Legislativa. Referiu-se especialmente ao presidente Barros Munhoz, dizendo que aprendeu muito com ele durante o tempo em que trabalharam juntos no Parlamento paulista. "Barros Munhoz é uma pessoa extraordinária. Ele é um ganho para o nosso Estado. Dizem que ele é um trator. Ele é um trator do bem, que luta para defender o Estado de São Paulo."



Perfil



Rita Passos é formada em pedagogia e empresária do ramo de franquias. Ela foi eleita deputada estadual pelo Partido Verde em 2006, com 76.841 votos. É presidente do PV de Itu e foi presidente do Fundo Social de Solidariedade do município. Durante sua gestão, criou o Centro de Capacitação Profissional, no qual implantou 29 cursos de treinamento profissional, todos gratuitos. Implantou o Centro de Convivência Dia para Idosos e concebeu projetos para capacitação profissional de potadores de deficiência. Foi líder da bancada do PV na Assembleia Legislativa até a semana passada.

Com a nomeação de Rita Passos para a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, sua cadeira na Assembleia passou a ser ocupada por Camilo Gava Neto, também do PV. Já empossado como deputado na quinta-feira, 4/6, o novo parlamentar expressou sua satisfação por representar, após um intervalo de 30 anos, a cidade de Assis.

alesp