Certificados de qualidade a produtores de acerola


13/10/2009 16:20

Compartilhar:

Mauro Bragato discursa durante o evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/BRAGATOACEROLA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mauro Bragato (PSDB) participou sexta-feira, 9/10, em Junqueirópolis, da entrega de certificados de qualidade a 67 produtores de acerola do município. O certificado os qualifica a venderem as frutas para o mercado nacional e internacional, visando a exportação para países da Europa e Ásia.

Desde 2006, o Sebrae de Presidente Prudente, em parceria com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), desenvolvem com a Associação Agrícola e os produtores do município o projeto Frutos Paulistas, que consiste em se aprimorar as técnicas para atender as normas internacionais de produção, manejo e comercialização da acerola. Essas exigências visam reduzir o impacto ambiental na prática agrícola, eliminado o uso do agrotóxico e melhorando a qualidade da fruta.

O deputado, que auxilia os produtores de acerola de Junqueirópolis desde o começo da Associação Agrícola, ressaltou que o certificado internacional vai representar geração de emprego e renda no município e região.

O prefeito Osmar Pinatto informou que o município, principal produtor de acerola do Estado, é o primeiro do país a obter o certificado de fruta sustentável do Ibraf, o que vai beneficiar na aceitação do produto nos mercados inerno, europeu e asiático.

Participaram da cerimônia, deputados, representantes de associações agrícolas do Estado, produtores rurais, vereadores e população.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp