A dialética colorística de Cilene Cammarota confere dinamismo e movimento a seus temas

Emanuel von Lauenstein Massarani
16/09/2003 14:00

Compartilhar:

Cilene Cammarota<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/cilenefuncionalismo160903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra O Funcionalismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/funcionalismocilene160903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aspecto importante na pintura de Cilene Cammarota é a contínua verificação das condições de vida, vivida através de uma linguagem simples, mas eficaz. Em certo sentido seu discurso é tão complexo quanto válido e supera as suas expectativas artísticas, deixando-nos uma teia de aranha de pensamentos, um emaranhado de idéias.

Como se pode deduzir, os temas oscilam entre o repertório metafísico e simbolista que uma pintura acesa sustenta na medida pela qual consegue exprimir condições humanas melancólicas ou repletas de problemas. Cada obra sua é a síntese de expressões e de sentimentos na qual a cor possui uma particular sonoridade que ultrapassa o significado dos estímulos visuais.

O valor de seu denso cromatismo dá origem a uma dialética colorística que, na sua ampla liberdade, confere às formas um dinamismo imediato que a faz aparecer em movimento.

Através de sua intuição pessoal e empenhada em sentir as coisas na sua expressiva realidade, sua atual pintura alcança uma linguagem essencial, como evidencia a obra "O Funcionalismo", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A Artista

Cilene Cammarota, nome artístico de Cilene Cristina Ruiz Cammarota, nasceu em São Paulo no ano de 1965. Formou-se em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1985); Decoração, pela Escola Panamericana de Artes (1988); Design de Interiores, pela Escola Panamericana de Artes (1989) e Vitrinismo, pelo SENAC (1990). Realizou ainda cursos de Desenho de Mobiliário, pinturas especiais e Feng Shui.

Desde 1989, executa projetos residenciais e comerciais, dando assessoria e acompanhando as obras. Paralelamente, dedica-se à pintura participando de diversas mostras individuais e coletivas. Em 2001, esteve presente também no "The House", Mostra de Arquitetura, Design, Decoração e Paisagismo no Jardim Anália Franco no Tatuapé, São Paulo.

alesp