A tridimensionalidade das obras de Mitiko Yanagui através da shadow art

Museu da Arte do Parlamento de São Paulo
08/05/2006 15:38

Compartilhar:

Tulipas e Amor Perfeito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Tulipas e amor-perfeito PB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mitiko Yanagui<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/foto mitiko.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orquídeas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Orquideas PB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A arte baseada sobre a relação entre matéria, luz e espaço, mais conhecida como shadow art encontra em Mitiko Yanagui uma rara representante no Brasil. Ela cria através desta curiosa arte das sombras projeções bi e tridimensionais.

A artista canta aspectos sugestivos da natureza, mediante uma técnica que tem o mágico poder de criar perspectivas, transparências e clareza fora do comum juntamente com um profundo equilibrio de cores.

Com um temperamento reflexivo e intimista, Mitiko elabora seu trabalho pacientemente mas com um entusiasmo ímpar. O todo com

a humildade e a paciência de quem tem com a arte uma relação autêntica, uma inata sensibilidade iluminista e plástica, uma instintiva necessidade de criar, realizar uma obra e de comunicar.

Existe nessa artista uma continua renovação pelo interesse da pesquisa e a coragem de enfrentar os difíceis problemas do homem, da natureza e da vida, afim de retirar do mistério das coisas a sua parte de verdade e realizar aquela difícil conquista do real e do eterno, onde a arte encontra sua glorificação.

A continua tentativa de dominar plasticamente a matéria, de fixar seus temas " principalmente os florais " dando-lhe volume, linha e ritmo harmônico faz com que, a artista encontre com sua arte as formas, a cor e a luz de uma composição para sublimá-la a uma nova vida, o que a leva a humanização das coisas.

As obras "Orquídeas" e "Tulipas e Amor Perfeito", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, consagram sentimentos, emoções e sugestões cromáticas que vivem e reverberam em suas obras sustentadas por uma visão contemplativa do real que tende a se traduzir numa rica e densa metáfora do mundo feito luz, espaço, cor e pintura.

A artista

Mitiko Yanagui, nasceu em Martinópolis, São Paulo em 1942. Transferindo-se para São Paulo, paralelamente a outras atividades criativas, instalou seu atêlier.

Inicialmente de formação autodidata inspirou-se na obra do artista Anthony Pieck, freqüentando a seguir um curso de Shadow Art. Realizou inúmeras viagens pelo exterior principalmente em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Japão, Cingapura, Malásia, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Estados Unidos e Canadá onde completou seus conhecimentos artísticos na especialidade.

Sua primeira exposição individual foi realizada em 2005 no Espaço Cultural da Associação Paulista de Medicina em São Paulo onde mereceu o devido reconhecimento de público e de crítica. Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no Japão, bem como em acervos oficiais como o da Associação Paulista de Medicina e do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp